Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Elaine Cristina Forte-
dc.contributor.authorFernandes, Vanessa Benício Lima-
dc.date.accessioned2018-11-16T13:49:51Z-
dc.date.available2018-11-16T13:49:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFernandes, V. B. L.; Ferreira, E. C. F. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37369-
dc.descriptionFERNANDES. Vanessa Benício Lima. Desenhar e contar histórias: caminhos para a construção da escrita simbólica. 2012. 53f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.pt_BR
dc.description.abstractThe development of the present work came from our disquietude as teachers to investigate how the instructors of childhood education could help their students with the process of acquisition of the symbolic writing. This way, our aim was to explore the construction of the symbolic writing through activities proposed by teachers from the childhood education. A research field was carried out with a group of the childhood education in the fifth grade from a public school in Aquiraz – Ceará. Through a qualitative perspective, we have identified that the activities proposed by the teachers in the childhood classroom were: i) free draw production, ii) storytelling, based on draws iii) and the use of the genre recipe. The final drafts of these activities came to constitute our corpus. As a theoretical basis to our work, we have used the studies from the following authors: Ferreiro & Teberosky (2011), Piaget (1997) and Vygotsky (1998). The procedures of our research were: observation of classes from one group of the childhood education in the fifth grade; identification and analysis of the final drafts of the activities produced by the students from this group. Through the found results it was observed that the proposed activities showed to be functional to this phase of acquisition, because they turned the classroom into a fruitful environment to the interaction among children. Significant communicative situations were provided for the children, in which they gave evidences of understanding the letters through visual contact, for instance, with the genre recipe. Besides, the children performed the storytelling based on draws with self-assurance and artistic creativity. We conclude that teachers must take into consideration the writing from a constructive perspective, representing the evolution of each child, also regarding an internal restructuring from the school in relation to the moment of preparation for the literacy and to what refers to the manners on how to develop the symbolic writing. Keywords:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscrita simbólicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectSymbolic writingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleDesenhar e contar histórias: caminhos para a construção da escrita simbólicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção do presente trabalho surgiu da nossa inquietude, enquanto docentes, de investigar como o professor de educação infantil pode auxiliar seus alunos no processo de construção da escrita simbólica. Para isso, objetivamos investigar a construção da escrita simbólica em atividades propostas pela professora de educação infantil. A pesquisa de campo foi realizada na sala de aula de uma turma de educação infantil V de uma escola da rede pública de Aquiraz - Ceará. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, identificamos que as atividades propostas pelas professoras em sala de aula foram: produção de desenhos livres, de contação de história, realizadas a partir de desenho e do gênero receita. Essas atividades constituem nosso corpus. Utilizamos como base teórica os seguintes autores: Ferreiro e Teberosky (2011), Piaget (1997), Vygotsky (1998), dentre outros. Os procedimentos adotados foram: observação das aulas de uma turma da Educação Infantil V, identificação e análise das atividades produzidas pelas crianças dessa turma. Nos resultados encontrados, percebemos que as atividades apresentam funcionalidade para essa fase de aquisição, pois essas tornaram a sala de aula em um ambiente fecundo para a interação entre as crianças. Para essas crianças, foram proporcionadas situações comunicativas significativas, nas quais elas demonstraram compreender, a partir do gênero receita, por exemplo, as letras através da visualização. Além disso, mostraram desenvoltura e criatividade artística na contação de história a partir do desenho. A pesquisa conclui que o professor deve considerar a escrita do ponto de vista construtivo, representando a evolução de cada criança, devendo haver uma reestruturação interna na escola em relação ao momento de preparação para a alfabetização e também no que se refere às formas de construir a escrita simbólica.pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_vblfernandes.pdf948,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.