Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37368
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Frota, Ana Maria Monte Coelho | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sheila Maria Evaristo | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:49:43Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:49:43Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, S. M. E.; Frota, A. M. M. C. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37368 | - |
dc.description | PEREIRA, Sheila Maria Evaristo.A inclusão e as concepções de uma professora de educação infantil em relação à criança autista , numa escola pública em Pacajus- Ceará. 2012. 69f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Learning does not happen in a linear way and for that it will happen is important the interaction between adult and child, between teacher and student. Through contact with the writing and the reading, the child begins to formulate a very own conception about what it represents. This is because the child acquires knowledge not only because the adults teach, but also because it is first of all someone who thinks, has different ideas about everything that surrounds it, raises hypotheses, creates, and well before writing or reading in the conventional sense, is capable of inventing interpretations for the signs written, and produce their own writings. The inclusion of children with autism in early childhood education plays an important role in the life of the citizen and observing the teaching and learning process I had interest in researching the subject conducting a case study in the CEI – Raios de Sol in the Pacajus City about the process of inclusion of an autistic child in a regular education room of Child Education. Our problem was based on the following question: how to understand the experience of the Teacher who receives autistic children in room of early childhood education? For the implementation of this research, has defined as general objective identify and analyze the understanding of the Teacher of the Raios de Sol School of the Pacajus City about the autistic child and his process of inclusion in children education room. The specific objectives are: (a) identify what the Teacher meant by inclusion, (b) show how the teacher understands the inclusion of autistic children, (c) analyze the theoretical knowledge of the Teacher about autism, (d) check by reporting the emotional reaction of the teacher to be informed that you will receive an autistic child and (e) verify the main challenges presented by the teacher of the school to carry out the work of inclusion of the autistic child in early childhood education. The empirical study was conducted with 04 (four) early childhood professional, through a focused interview. The data obtained were analyzed and interpreted from the perspective of scientific observation with following categories of analysis: characterization of research participants, understanding of autism in kids and experience in the classroom: difficulties in the implementation of educational practice. The results of the research showed that the teachers do not have a specific training for the "unwinding" of its activity in the daily work that entails "damages", both for the student, as also, the process of inclusion of autistic child in room of regular education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança Autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão no Ensino Regular | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Autistic child | pt_BR |
dc.subject | Inclusion in Regular Education | pt_BR |
dc.title | A inclusão e as concepções de uma professora de educação infantil em relação à criança autista , numa escola pública em Pacajus- Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A aprendizagem não se dá de forma linear e para que ela aconteça é importante à interação criança/criança e professor/a e criança como também através do contato com a escrita e a leitura. Assim a criança começa a construir uma concepção muito própria sobre o que ela representa. Isso porque a criança constrói conhecimento não somente porque os adultos as ensinam, mas também porque é antes de tudo alguém que pensa, tem ideias próprias sobre tudo que a rodeia, levanta hipóteses, cria, e bem antes de escrever ou ler no sentido convencional, é capaz de inventar interpretações para os sinais escritos, e produzir as suas próprias escritas. A Inclusão de criança autista na educação infantil desempenha papel importante na vida do cidadão, e observando o processo de ensino aprendizagem interessei-me em pesquisar sobre o assunto realizando um estudo de caso na CEI – Raios de Sol no Município de Pacajus sobre o processo de inclusão de uma criança autista numa sala de ensino regular da Educação Infantil. Nosso problema foi baseado no seguinte questionamento: como compreender a experiência da Professora que recebe crianças autistas na sala de educação infantil? Para a concretização desta pesquisa definimos como objetivo geral identificar e analisar a compreensão da Professora da Escola Raios de Sol do Município de Pacajus sobre a criança autista e seu processo de inclusão em sala de educação infantil. Os objetivos específicos são: a) identificar o que a Professora entende por inclusão, b) revelar como a Professora compreende a inclusão da criança autista, c) analisar os conhecimentos teóricos da Professora sobre autismo, d) verificar através de relato a reação emocional da Professora ao ser informada que vai receber uma criança autista e e) verificar os principais desafios apresentados pela Professora da escola para a realização do trabalho de inclusão com criança autista na educação infantil. O estudo foi realizado com 04 (quatro) participantes, por meio de uma entrevista focalizada. Os dados obtidos foram analisados e interpretados sob enfoque da observação científica com seguintes categorias de análise: caracterização dos participantes da pesquisa, compreensão do autismo infantil e experiência em sala: dificuldades na execuçãoda prática pedagógica.Os resultados da pesquisa demonstram que as Professoras não têm capacitação específica para o “desenrolar” de uma prática no cotidiano escolar a qual não acarrete “prejuízos”, ao processo de inclusão de criança autista em sala de ensino regular. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_smepereira.pdf | 617,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.