Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37298
Tipo: | TCC |
Título: | A concepção de rotina na perspectiva das professoras de creche |
Autor(es): | Maciel, Inês Alves |
Orientador: | Costa, Sinara Almeida da |
Palavras-chave: | Professoras de creche;Educação infantil;Crianças;Preeschool;Teachers;Routine |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Maciel. I. A.; Costa, S. A. (2012) |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender qual é a concepção das professoras de creche sobre rotina. Os objetivos específicos são: compreender as concepções das professoras sobre criança e educação infantil, com foco na creche; compreender quais os objetivos da rotina na perspectiva das professoras, identificar e analisar o que as professoras levam em consideração na construção da rotina (espaço, tempo, materiais, proposta pedagógica da instituição, fonte de pesquisa, as crianças–idade, desejos, interesses, necessidades, etc.) A investigação se apoiou nos estudos sobre rotina de Barbosa (2006), Andrade (2001), e Lima (2010). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com duas professoras de creche municipal da cidade de Juazeiro do Norte. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados encontrados revelam que a rotina é um elemento controlador dos atos dos professores e das crianças, acontecendo de forma rotineira sem espaço para a criatividade dos pequenos, visando à homogeneidade, ignorando as diferenças os gostos, a liberdade, onde todos têm que fazer tudo do mesmo jeito e na mesma hora, educando assim para a submissão. A partir das análises dos dados, concluí-se que a rotina precisa ser repensada, trazendo a criança para o centro do planejamento, rompendo assim com uma rotina que torna as crianças passivas na tentativa de contribuir para que elas sejam sujeitos de sua própria aprendizagem. |
Abstract: | This research aims at comprehending routine's conception of preschool teachers. Specific objectives are: Comprehending teacher's conception, focusing on day care center; comprehending the objectives of routine in teachers' perspective, identifying and analyzing what teachers considerate in the construction of routine (space, time, materials, pedagogical proposal, research source, children-age, desires, interests, necessities etc). Barbosa (2006), Andrade (2001), e Lima (2010) support our studies about routine. Our research has qualitative nature and was realized with two preschool teachers in the city of Juazeiro do Norte. Data collection was realized with two individual interviews semistructured. The results found reveal that routine is an controller element in teachers and children acts, and that they happen in a routine way with no space to children creativity, focusing on homogeneity, ignoring the differences and their likes, liberty, they all have to do things in the same way and in the same time, being educated to submission. From data analysis, we concluded that routine needs to be rethought, bringing children to a planning center, breaking up with a routine that makes passive children attempting to a contribution to children become subjects in their own apprenticeship. Keywords: |
Descrição: | MACIEL, Inês Alves. A concepção de rotina na perspectiva das professoras de creche. 2012. 53f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37298 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_iamaciel.pdf | 432,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.