Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37296
Tipo: | TCC |
Título: | A participação das crianças na construção da rotina das turmas de pré-escola na perspectiva das professoras |
Autor(es): | Carmo, Maria Benigna Vieira do |
Orientador: | Costa , Sinara Almeida da |
Palavras-chave: | Rotina;Criança;Professora;Pré-escola;Routine;Child;Teacher |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Carmo, M. B. V.; Costa, S. A. (2012) |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção das professoras de pré-escola sobre rotina, procurando perceber qual a participação das crianças na elaboração da mesma. Os objetivos específicos são: identificar o que os professores pensam sobre rotina; caracterizar a rotina das turmas da pré-escola na perspectiva dos professores; identificar e analisar o que os professores levam em consideração na construção da rotina, procurando perceber a participação das crianças nesse processo. A investigação se apoiou nos estudos de autores consagrados sobre rotina, como Barbosa (2006) e Horn (2001), e no que diz respeito à participação das crianças e à importância e necessidade de escutá-las, se apoiou nos estudos de Campos (2005), Cruz (2008) e Rocha (2005). A metodologia da investigação constou da realização de entrevistas individuais semiestruturadas com duas professoras de pré-escola. As análises revelam que, segundo as professoras, a participação das crianças na construção da rotina é mínima, apesar de as docentes afirmarem acreditar na importância dessa participação para a elaboração de um cotidiano significativo para todos que ali passam o dia. Dessa forma, perceber as necessidades, desejos e opiniões das crianças e levá-las em consideração na reestruturação dos tempos e espaços nas pré-escolas ainda parece ser algo novo e que precisa ser estudado frente às novas concepções de criança. |
Abstract: | This research aims to identify the perception of the preschool´s teachers about routine, trying to figure out which children's participation in its elaboration. The specific objectives are to identify what the teachers think about routine; to characterize the routine of classes from preschool from the perspective of teachers, to identify and to analyze what teacher stake into consideration the construction of the routine, trying to realize the participation of children in this process. The research was supported in studies by renowned author son routine, as Barbosa (2006) and Horn (2001), and as regards the participation of children and the importance and necessity to listen to them, relied on studies of Campos (2005), Cruz (2008) and Rocha (2005). The research methodology consisted of conducting semi-structured individual interviews with two teachers of preschool. The analyzes show that, according to the teachers, children's participation in the construction of the routine is minimal, despite claiming to believe in the importance of this contribution to the development of an everyday meaningful to all who spend the day there. Thus, to understand the needs, wishes and views of children and take them into consideration in the restructuring of time and space in preschools still seems to be something new and that needs to be studied head to new conceptions of children. |
Descrição: | CARMO, Maria Benigna Vieira do. A participação das crianças na construção da rotina das turmas de pré-escola na perspectiva das professoras. 2012. 58f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37296 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mbvcarmo.pdf | 617,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.