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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37295
Tipo: | TCC |
Título: | Planejamento na educação infantil: um estudo de caso numa pré-escola pública de Tauá |
Autor(es): | Pedrosa, Maria Alves |
Orientador: | Hollanda, Mônica Petralanda de |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Planejamento;Trabalho com projetos;Childhood Education;Project work |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Pedrosa, M. A.; Hollanda, M. P. (2012) |
Resumo: | O planejamento é um instrumento fundamental para se assegurar um trabalho pedagógico intencional e de qualidade para com as crianças pequenas. Esse trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o planejamento na Educação Infantil e sua efetivação no contexto de uma pré-escola pública do município de Tauá. Visou também especificamente discutir sobre o planejamento enquanto um instrumento de intencionalidade do trabalho pedagógico do professor, considerando a criança como centro da ação educativa a partir do trabalho com projetos; e investigar como vem sendo efetivado o planejamento do trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública do município de Tauá. Essa investigação foi fundamentada principalmente nas contribuições de Dewey (1976), Hernandez (1998), Ostetto (2002), dentre outros e complementada por um estudo de caso, de natureza qualitativa, efetuado em uma pré-escola pública do município de Tauá. Foram realizadas observações nos encontros pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e três professoras da pré-escola. Percebeu-se que o planejamento na Educação Infantil é considerado por todos como uma ação necessária para a prática docente no entanto, a forma como vem sendo efetuado nessa pré-escola deixa muito a desejar. Os temas trabalhados são preestabelecidos pela coordenação pedagógica, não há oportunidades de estudo nem mesmo da proposta pedagógica da instituição. Assim, o planejamento não é visto pelas professoras como um momento de formação que traga contribuições efetivas para a sua atuação profissional. |
Abstract: | Planning is an essential tool to ensure a teaching job intentional and quality with small children. This work aimed to reflect on planning in early childhood education and its implementation in the context of a public preschool municipality of Taua. Also aimed specifically discuss planning as an instrument of intentionality of the pedagogic teacher, considering the child as the center of educational activity from the project work, and investigate how the planning has been made effective pedagogical work of teachers from a pre-public school in the municipality of Taua. This research was based mainly on contributions of Dewey (1976), Hernandez (1998), Ostetto (2002), among others, and complemented by a case study of a qualitative nature, performed in a pre-public school municipality of Taua. Observations were made in educational meetings and semi-structured interviews with three teachers and educational coordinator of preschool. It was felt that planning in Early Childhood Education is regarded by all as a necessary action for teaching practice, however, the way this has been done pre-school leaves much to be desired. The themes discussed are predetermined by coordinating education, no opportunities to study even the pedagogical institution. Thus, planning is not seen by teachers as a moment of training that brings effective contributions to their professional activities. |
Descrição: | PEDROSA, Maria Alves. Planejamento na educação infantil: um estudo de caso numa pré-escola pública de Tauá. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37295 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
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