Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37285
Tipo: TCC
Título : Aplicação da estratégia empresarial para obtenção de vantagem competitiva em organizações hospitalares filantrópicas
Autor : Rodrigues, Thiago Aurélio
Tutor: Moreira, Márcia Zabdiele
Palabras clave : Estratégia empresarial;Matriz SWOT;Análise PESTLE;Modelo VRIO;Forças competitivas de Porter;Vantagem competitiva
Fecha de publicación : 2018
Citación : RODRIGUES, Thiago Aurélio. Aplicação da estratégia empresarial para obtenção de vantagem competitiva em organizações hospitalares filantrópicas. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: As organizações hospitalares destacam-se pelo alto nível de complexidade e pela indispensabilidade dos fatores sociais intrínsecos às atividades desempenhadas. Portanto, mediante tais fatores, a estratégia torna-se fundamental para o cumprimento da missão constituída pelas mencionadas organizações, possibilitando que os objetivos filantrópicos caracteristicamente sociais coexistam com os objetivos empresariais essenciais para a manutenção da competitividade. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar como as estratégias empresariais são aplicadas em organizações hospitalares filantrópicas para obtenção de vantagem competitiva. A pesquisa teve caráter qualitativo, foi descritiva quanto aos objetivos e utilizou como técnicas de coletas de dados a observação participante, aplicação de questionário estruturado e consulta documental. Constataram-se os fatores que compõem o ambiente externo, sendo estesos elementos do macroambiente (condições políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, legais, ambientais e características da indústria) e os diverso splayersdo mercado (fornecedores, compradores, entre outros), e os fatores que compõem o ambiente interno, de modo a discernir as características inerentes a organização para mensuração da capacidade de penetração de novos mercados e de defesa de parcelas já mantidas na operação corrente, de acordo com a capacidade de desenvolvimento de paridade competitiva e vantagens competitivas temporárias e sustentáveis.
Abstract: Hospital organizations stand out because of the high level of complexity and the indispensability of the social factors intrinsic to the activities performed. Therefore, through such factors, the strategy becomes fundamental for the accomplishment of the mission constituted by the mentioned organizations, allowing that philanthropic objectives characteristically social coexist with the corporate objectives essential for the maintenance of the competitiveness.The general objective of this study is to evaluate how business strategies are applied in philanthropic hospital organizations to obtain a competitive advantage. The research had a qualitative character, was descriptive about the objectives and used as data collection techniques participant observation, application of structured questionnaire and documentary consultation. The factors that make up the external environment, such as the macro-environment (political, economic, social, technological, legal, environmental and industry characteristics) and the market players (suppliers, buyers, among others) and the factors that make up the internal environment, in order to discern the characteristics inherent to the organization to measure the capacity to penetrate new markets and to defend parcels already held in the current operation, according to the capacity to develop competitive parity and advantages competitive and sustainable.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37285
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_tarodrigues.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.