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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Eduardo V. M. Silva-
dc.contributor.authorPereira, Valberson Da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-10T15:11:54Z-
dc.date.available2018-11-10T15:11:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEREIRA, Valberson Da Silva. Prevalência de comportamento sedentário de escolares do Ensino médio da rede pública estadual em fortaleza e suas Repercussões nas aulas de educação física. 2017. 49 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37192-
dc.description.abstractThe study aims to identify the prevalence and factors associated with exposure to sedentary behavior and physical activities levels in adolescents. The cross-sectional study of the sample consisted of 213 students (15-18 aged) of high school state public in the morning and afternoon shifts. Was used the questionnaire adapted by Coledam et. al (2014). Students who reported participating in at least 60 minutes of moderate to vigorous physical activity for five or more days per week were classified as active while the others were labeled as insufficiently active. They were considered exposed to sedentary behavior those who reported watching television for two hours or more per day. The analyzes were performed using the chi-square test and Fisher's exact test. There was a prevalence of exposure to sedentary behavior of 84.0% on weekdays and 86.8% on weekend days. There was not association with exposure to sedentary behavior and a habitual frequency in physical education classes. The prevalence of insufficiently active was 71.8%. It was identified that sex and regular frequency in class of physical education were factors associated with level insufficient of physical activity. Males was simultaneously Associated with most participation in class of physical education (70%) and the largest exposure to behavior of sedentarism in the days of the weekend.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectAtividade Motorapt_BR
dc.subjectAulas de educação física.pt_BR
dc.titlePrevalência de comportamento sedentário de escolares do Ensino médio da rede pública estadual em fortaleza e suas Repercussões nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo tem o objetivo de identificar a prevalência e fatores associados à exposição de comportamento sedentário e nível de atividades físicas em adolescentes. Trata-se de estudo transversal cuja amostra foi constituída por 213 estudantes (15-18 anos) de uma escola de ensino médio da rede pública estadual dos turnos manhã e tarde. Para coleta de dados foi utilizado o questionário adaptado por Coledam et. al (2014). Alunos que relataram participar de, pelo menos, 60 minutos diários de atividades físicas moderadas a vigorosas, durante cinco ou mais dias por semana, foram classificados como ativos, enquanto os demais foram denominados insuficientemente ativos. Foram considerados expostos a comportamento sedentário aqueles que referiram assistir televisão por duas horas ou mais por dia. As análises foram realizadas através do teste de Qui-quadrado e exato de Fisher. Verificou-se prevalência de exposição a comportamento sedentário de 84,0% em dias de semana e de 86,8% em dias de final de semana. Não houve associação com a exposição ao tempo sedentário e a frequência habitual nas aulas de educação física, A prevalência de insuficientemente ativos foi 71,8%. Identificou-se que sexo e a frequência habitual nas aulas de educação física foram fatores associados a nível insuficiente de atividade física. O sexo masculino foi simultaneamente associado à maior participação nas aulas de educação física (70%) e a maior exposição a comportamento sedentário nos dias de final de semana.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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