Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Nara Maria Forte Diogo-
dc.contributor.authorAlmeida, Rita Maria de-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:38:23Z-
dc.date.available2018-11-08T18:38:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAlmeida, R. M.; Rocha, N. M. F.D. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071-
dc.descriptionALMEIDA, Rita Maria de. O sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantil. 2012. 64f. –TCC (Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade De Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica e Sentidopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleO sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta como objeto de estudo o sentido dado pelos professores às atividades com o uso da música na educação infantil, sabendo-se que estas atividades escolares com a música fazem, atualmente, parte do currículo escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 11. 769/08, posto que a mesma estabeleça como sendo obrigatório o trabalho com a música na Educação de maneira geral. A fim de entender melhor como se daria este trabalho com as crianças dentro das instituições escolares, assim fora realizada entrevistas utilizando-se como meio de instrumento a vídeogravação. Para este processo foram selecionados um professor e uma professora, ambos atuantes em uma escola de Educação Infantil da rede pública do município de Graça/CE escolhidos para este fim. Posteriormente foram avaliadas as suas experiências em sala confrontando-se às respostas obtidas nas respectivas perguntas e o método pedagógico aplicado por cada professor em questão. Conforme os dados obtidos ao longo da pesquisa, os resultados apresentados indicaram que ainda pouco se sabe quanto à integração do uso da música e sua importância. Constatou-se que, o uso da música se faz de suma importância no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, podendo sim ser utilizado como meio pedagógico favorável e prazeroso quanto recurso metodológico, posto que, possibilite às crianças expressarem seus sentimentos e emoções; liberar sensações e energias favorecendo e facilitando a aprendizagem e seu conhecimento cultural. PALAVRAS-CHAVES:pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mralmeida.pdf484,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.