Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Nara Maria Forte Diogo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rita Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T18:38:23Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T18:38:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, R. M.; Rocha, N. M. F.D. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071 | - |
dc.description | ALMEIDA, Rita Maria de. O sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantil. 2012. 64f. –TCC (Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade De Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música e Sentido | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho apresenta como objeto de estudo o sentido dado pelos professores às atividades com o uso da música na educação infantil, sabendo-se que estas atividades escolares com a música fazem, atualmente, parte do currículo escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 11. 769/08, posto que a mesma estabeleça como sendo obrigatório o trabalho com a música na Educação de maneira geral. A fim de entender melhor como se daria este trabalho com as crianças dentro das instituições escolares, assim fora realizada entrevistas utilizando-se como meio de instrumento a vídeogravação. Para este processo foram selecionados um professor e uma professora, ambos atuantes em uma escola de Educação Infantil da rede pública do município de Graça/CE escolhidos para este fim. Posteriormente foram avaliadas as suas experiências em sala confrontando-se às respostas obtidas nas respectivas perguntas e o método pedagógico aplicado por cada professor em questão. Conforme os dados obtidos ao longo da pesquisa, os resultados apresentados indicaram que ainda pouco se sabe quanto à integração do uso da música e sua importância. Constatou-se que, o uso da música se faz de suma importância no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, podendo sim ser utilizado como meio pedagógico favorável e prazeroso quanto recurso metodológico, posto que, possibilite às crianças expressarem seus sentimentos e emoções; liberar sensações e energias favorecendo e facilitando a aprendizagem e seu conhecimento cultural. PALAVRAS-CHAVES: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mralmeida.pdf | 484,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.