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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Tereza Cristina Batista de | - |
dc.contributor.author | Freire, Allan Douglas Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T14:31:55Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T14:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Allan Douglas Rabelo. Ajustamento intercultural de professores estrangeiros em uma Universidade Federal Brasileira. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37059 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to investigate how the intercultural adjustment of academic expatriates occurs in a higher education institution, taking Black, Mendenhall and Oddou (1991) as main theoretical fundament. It was sought, through the categories of analysis "early adjustment", "work adjustment", "general adjustment" and "interaction adjustment", the process of preparation and adaptation to the various factors of adjustment before and after arrival on the destination country. This research is characterized as qualitative, descriptive, was made semi-structured interviews with 13 foreign professors, being analyzed through content analysis. As results, it was identified that the most relevant factor for the choice of Brazil as a workplace was the opportunities offered by the university. It was also identified that academic management is prepared for internationalization, however there is still a need for standardization in the way it occurs. The country's tax situation affects the way expatriates adjust, as does violence. These are the factors pointed out as reasons for possible repatriations. However, it has been realized that professors are satisfied with their Brazilian career. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Expatriados | pt_BR |
dc.subject | Ajustamento Intercultural | pt_BR |
dc.subject | Universidades Federais | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Ajustamento intercultural de professores estrangeiros em uma Universidade Federal Brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo teve como objetivo investigar como ocorre o ajustamento intercultural de professores expatriados em uma universidade federal brasileira, tomando como principal fundamento teórico propostos por Black, Mendenhall e Oddou (1991). Nestes termos buscou-se entender através das categorias de análise “ajustamento antecipado”, “ajustamento ao trabalho”, “ajustamento geral” e “ajustamento interacional” entender como se dá o processo de preparação e a adaptação aos diversos fatores do ajustamento antes e após a chegada ao país de destino. Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, descritiva, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 13 professores estrangeiros da referida unidade, sendo analisadas por meio de análise de conteúdo. Como resultados foram identificados que o fator de maior relevância para a escolha do Brasil como local de trabalho foram as oportunidades oferecidas pela universidade. Identificou-se ainda que a gestão acadêmica está preparada para a internacionalização, contudo ainda há necessidade de padronização de práticas. A situação tributária do país afeta a maneira como os expatriados se ajustam, assim como a violência. Estes são os fatores apontados como motivo de possíveis repatriações. No entanto, percebeu-se que os professores são profissionais satisfeitos com sua carreira no Brasil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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