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Tipo: TCC
Título: O policial militar como educador social: O Programa Educacional De Resistência Às Drogas E À Violência (PROERD) na Polícia Militar Do Ceará
Autor(es): Agra Filho, Valdenor Granjeiro
Orientador: Barreira, César
Palavras-chave: Policial Militar;Educador Social;Estatuto da Criança e do Adolescente;Military policeman;Social educator;Statute of the Child and of the Adolescent
Data do documento: 2008
Citação: Agra Filho, V. G.; Barreira, C. (2008)
Resumo: Esta monografia tem como objetivos analisar o novo paradigma de policial que surge na Polícia Militar do Ceará, o policial do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. Um policial que tem como instrumento de trabalho, não a pistola ou o cacete, mas a palavra que é utilizada para a educação social de crianças nas escolas do estado. Para tanto, procuramos contextualizar O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, Tratou-se também da mudança em uma trajetória de vida e da missão do policial militar. Assim, recorremos para embasar teoricamente o assunto em autores como: Freire (1996), Balestreri (2003), Hunter (2004), Santos e Araújo (2003), dentre outros. A pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva na medida em que se explicam fenômenos, suas características, causas e relações com outros fatos. Diante das perspectivas, considera-se que as crianças são preparadas para dizer não a oferta de drogas e atos anti-sociais. O policial militar combatente predomina na Corporação e resiste ao trabalho deste novo policial educador social, querendo “destruí-lo”. Porém cada aluno atendido torna-se um amigo e admirador deste policial educador social, bem como sua família e professores, fazendo com que a pressão externa impeça a vitória do combatente. A missão da Polícia Militar deve ser revista de maneira aprofundada pelos próprios policiais militares, que em sua formação militarizada assimilaram de maneira deturpada que a sua missão era somente combater o inimigo. A mudança de paradigma, de combatente para educador social, mudou a trajetória de vida de policiais militares que hoje fazem diferença na vida de milhares de famílias incluindo a suas. Palavras-chave: Policial Militar. Educador social. Estatuto da Criança e do Adolescente. Missão.
Abstract: This monograph has as objectives to analyze the new policeman paradigm that appears in the military police of Ceará, the policeman of the Educational Program of Resistance to the Drugs and the Violence - PROERD. A policeman that has as work instrument, not the pistol or the club, but the word that is used for the children's social education in the schools of the state. For so much, we sought contextualizar THE Educational Program of Resistance to the Drugs and the Violence - PROERD, was also Treated of the change in a life path and of the military policeman's mission. Like this, we appealed to base the subject theoretically in authors as: Freire (1996), Balestreri (2003), Hunter (2004), Santos and Araújo (2003), among others. The research, with relationship to the objectives, is exploratory and descriptive in the measure in that phenomena are explained, your characteristics, causes and relationships with other facts. Before the perspectives, he/she is considered that the children are prepared to say her it doesn't present of drugs and antisocial acts. The policeman military combatant prevails in the Corporation and you/he/she resists to this new social educating policeman's work, wanting " to destroy him/it ". However each assisted student becomes a friend and this social educating policeman's admirer, as well as your family and teachers, doing with that the pressure expresses it impedes the combatant's victory. The mission of the military police should be reviewed in way deepened by the own military policemen, that in your militarized formation assimilated in way disfigured that your mission was only to combat the enemy. The paradigm change, of combatant for social educator, changed the path of military policemen's life that today make difference in the life of thousands of families including yours. Word-key: . Mission..
Descrição: AGRA FILHO, Valdenor Granjeiro. O policial militar como educador social: O Programa Educacional De Resistência Às Drogas E À Violência (PROERD) na Polícia Militar Do Ceará. 2008. 69f.- TCC (Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36942
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