Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFuentes, Verónica Lídia Peñaloza-
dc.contributor.authorSouza, Felipe Gerhard Paula-
dc.contributor.authorMonteiro, Danielli Leite Campos-
dc.contributor.authorPenaloza, Rayén Heredia-
dc.date.accessioned2018-11-06T13:42:22Z-
dc.date.available2018-11-06T13:42:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFUENTES, Verónica Lídia Peñaloza et al. Impacto de las actitudes de compra sobre la reducción del consumo en el contexto de crisis económica. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.16, n.2 , p. 8-28, mai/ago 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36874-
dc.description.abstractThis study aims both to analyse the relationship of consumption reduction to the level of financial threat that people experience within contexts of economic recession and to inquire the impact of rational, compulsive, and impulsive buying attitudes on this relation. For that purpose, a study of quantitative character was carried out by applying a survey. The technique of data analysis used in this research was the moderation, by means of the Process software. The main results indicate that there is a direct relationship between the reduction of consumption and the perception of financial threat, as well as two effects on this relation: a direct moderator effect of the rational buying attitude variable and an indirect moderator effect of the compulsive buying attitude variable. However, the impulsive buying attitude variable does not show a moderator effect in the study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDiego de Queiroz Machadopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectCrises economicaspt_BR
dc.titleImpacto de las actitudes de compra sobre la reducción del consumo en el contexto de crisis económicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem como objetivo geral relacionar a redução do consumo com o nível de ameaça financeira que as pessoas experimentam em situações de recessão e ver como as atitudes ao comprar – racional, compulsiva e impulsiva – afetam essa relação. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quantitativo por meio de um survey. A técnica de análise de dados utilizada foi a de moderação por meio do software Process. Os resultados indicam que existe uma relação direta entre a redução do consumo e a percepção da ameaça financeira, assim como, sobre essa relação, existem: um efeito moderador direto da variável atitude de compra racional e um efeito moderador indireto da variável atitude de compra compulsiva. A variável atitude de compra impulsiva, no entanto, não se caracteriza como moderadora do estudo.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio plantea como objetivo general relacionar la reducción de consumo con el nivel de amenaza financiera que las personas experimentan en situaciones de recesión y ver como actitudes a comprar – racional, compulsiva e impulsiva – afectan esta relación. Para tal, un estudio de carácter cuantitativo fue realizado por medio de la aplicación de un survey. La técnica de análisis de datos utilizada fue la moderación por medio del software Process. Los resultados indican que hay una relación directa entre la reducción del consumo y la percepción de la amenaza financiera, así como sobre esa relación hay un efecto moderador directo de la variable actitud a la compra racional y un efecto moderador indirecto de la variable actitud a la compra compulsiva. La variable actitud a la compra impulsiva, sin embargo, no se caracteriza como moderadora en el estudio.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_vpenaloza.pdf299,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.