Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Eduardo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Codato, Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T12:24:29Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T12:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, E. S.; Codato, H. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36868 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Eduardo dos Santos; CODATO, Henrique. O arquivo cine-performativo de Naomi Kawase. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 2, p. 135-151, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on a conceptual thinking that seeks to put into dialogue theories from the field of cinema and performance studies, this essay intends to visit the self-referential cinema of japanese director Naomi Kawase, more specifically her film Embracing (Ni Tsutsumarete, 1992), in order to investigate the performative practices that the director uses in (and with) the image and how she inscribes her own body in the materiality of the film, constituting, in this way, what in this work we will call a cine-performative archive. In order to elaborate this concept, the present text is based mainly on readings of the authors Elena Del Rio (2012), to think the performance in the cinema from the power of affection of the encounter between filmic body and body of the spectator, and Diana Taylor (2013), about the archive as the material dimension of the performative. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Archive | pt_BR |
dc.subject | Naomi Kawase | pt_BR |
dc.title | O arquivo cine-performativo de Naomi Kawase | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. | pt_BR |
dc.title.en | Naomi Kawase´s cine-performative archive | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_esoliveirahcodato.pdf | 983,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.