Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Lúcia Ramos-
dc.date.accessioned2018-11-05T11:25:17Z-
dc.date.available2018-11-05T11:25:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMonteiro, L. R. (2018)pt_BR
dc.identifier.issn2179-9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36842-
dc.descriptionMONTEIRO, Lúcia Ramos. Longa duração, análise (pós-fílmica) e o texto ainda inencontrável. Um estudo de As mil e uma noites (2015) e Canção para um triste mistério (2016). Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n.2, p. 112-134, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to reflect on strategies for film analyses departing from two films characterized by long duration (over 400 minutes): Miguel Gomes’ Arabian Nights (2015) and Lav Diaz’s A Lullaby for the Sorrowful Melody (2016). Long duration films can disturb film analysts. How can we find enough time to see, see again, localize photograms, quote, compare? How to translate, through textual description, the experience of duration? Even if we can reproduce extracts, the effects of repetition and accumulation vanish, actualizing the film analysis paradox described by Bellour (1979). How can those films be analysed?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectFilmes de longa duraçãopt_BR
dc.subjectLav Diazpt_BR
dc.subjectMiguel Gomespt_BR
dc.subjectLong duration filmspt_BR
dc.titleLonga duração, análise (pós-) fílmica e o texto ainda inencontrável: um estudo de As mil e uma noites (2015) e Canção para um triste mistério (2016)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo pretende refletir sobre as estratégias para a análise fílmica a partir do enfrentamento com dois filmes de duração superior a 400 minutos: As mil e uma noites (2015), de Miguel Gomes, e Canção para um triste mistério (2016), de Lav Diaz. Filmes de longa duração podem deixar o analista que se propõe a estudá-los em uma posição incômoda, frente a uma série de problemas. Como encontrar tempo para ver, rever, localizar fotogramas, citar, comparar um filme com os anteriores? Como traduzir, pela descrição textual acompanhada da reprodução de alguns fotogramas, a experiência da duração? Mesmo quando é possível exibir um trecho em um colóquio ou incluí-lo no texto, os efeitos de repetição e acumulação que as imagens adquirem ao longo do visionamento completo esvaem-se, atualizando o paradoxo descrito por Bellour (1979). Como o analista pode analisar um e outro filmes?pt_BR
dc.title.enLong duration, (post-) filmic analysis and the unfindable text: a study of arabian nights (2015) and a Lullaby to the Sorrowful mistery (2016)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lrmonteiro.pdf668,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.