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dc.contributor.authorCosta, Cynthia Beatrice-
dc.date.accessioned2018-10-25T11:37:28Z-
dc.date.available2018-10-25T11:37:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCosta, C. B. (2018)pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793 (online)-
dc.identifier.issn0101-8051 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36716-
dc.descriptionCOSTA, Cynthia Beatrice. Amor e desejo na adaptação Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola: a transformação da personagem Mina. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 37, p. 53-65, jan./jun.2018.pt_BR
dc.description.abstractDracula (1897), by Bram Stoker, is the fi n de siècle gothic novel most frequently adapted into fi lms. In the beginning of the 1990s, fi lm director Francis Ford Coppola presented his cinematographicversion of the character Mina Murray/Harker in his film Bram Stoker’s Dracula – role played by Winona Ryder as the ideal of physical beauty at the time and, thanks to the approach adopted by the film concerning its heroin, possibly one of the reasons for its great commercial success. From the ideal Victorian woman admired by men for her sense and chastity, as she is portrayed in the book, Mina becomes an object of sexual desire in the midst of a frenetic narrative, full of special effects, directed by Coppola. Based mainly on the studies by Judith Weissman and Elizabeth Miller regarding the character of Mina and on Linda Hutcheon’s notions on film adaptation, the present article aims at examining the changes promoted in the character in her transition from book into movie, seeking to understand how and why Mina was transformed in the adaptation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDráculapt_BR
dc.subjectBram stokerpt_BR
dc.subjectAdaptação fílmicapt_BR
dc.subjectFilm adaptationpt_BR
dc.titleAmor e desejo na adaptação Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola: a transformação da personagem Minapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDrácula (1897), de Bram Stoker, é o romance gótico fi n de siècle mais adaptado para o cinema. No início dos anos 1990, o diretor Francis Ford Coppola apresentou a sua versão cinematográfi ca da personagem Mina Murray/Harker em seu fi lme Drácula de Bram Stoker – interpretada por Winona Ryder como ideal da beleza física à época, a abordagem da heroína proposta pelo fi lme pode ter sido um dos motivos para o seu grande sucesso comercial. Do ideal da mulher vitoriana admirada por homens por sua sensatez e castidade, tal como é retratada no livro, Mina passa a objeto de desejo sexual em meio à narrativa frenética e repleta de efeitos especiais dirigida por Coppola. Baseado, sobretudo, nos estudos de Judith Weissman e Elizabeth Miller no que diz respeito à personagem Mina e nas noções de adaptação fílmica propostas por Linda Hutcheon, o presente artigo tem por objetivo examinar as mudanças operadas na personagem na passagem livro/fi lme e procura entender como e por que Mina foi transformada no processo de adaptação.pt_BR
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