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Tipo: TCC
Título : Caracterização do comércio varejista e do consumidor de carnes de caprinos e ovinos no município de Fortaleza-CE
Autor : Cosme, Ana Paula dos Santos
Tutor: Campos, Kilmer Coelho
Palabras clave : Origem da carne;Perfil dos consumidores;Fortaleza-CE
Fecha de publicación : 2016
Citación : COSME, Ana Paula dos Santos. Caracterização do comércio varejista e do consumidor de carnes de caprinos e ovinos no município de Fortaleza-CE. 2016. 43 f. Monografia (Graduação em Agronomia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Historicamente o consumo de carnes de caprinos e ovinos no Nordeste estava vinculado às áreas rurais, porém com o passar dos anos ganhou seu destaque nas áreas urbanas, ao ponto de surgirem restaurantes especializados nesse tipo de carne. Esse crescimento no consumo está relacionado, principalmente, a questões como a busca por boa qualidade de vida, uma vez que são carnes magras. Com baixos valores de calorias e colesterol, alta digestibilidade, além de uma boa fonte nutricional. Porém, essa elevação na demanda se depara com problemas relacionados à falta de organização do setor produtivo. Partindo da hipótese, que a carne de caprinos e ovinos comercializada nos restaurantes e supermercados do município de Fortaleza não é produzida no seu próprio estado, uma vez que a produção cearense é tradicionalmente pequena e de baixa qualidade; objetiva-se caracterizar o mercado consumidor de carnes de caprinos e ovinos no município de Fortaleza-CE. Especificamente, identificar a origem da carne de caprinos e ovinos que abastece supermercados e restaurantes e caracterizar o perfil dos consumidores de carnes de caprinos e ovinos no município de Fortaleza-CE. Quanto à metodologia, a amostragem empregada foi do tipo não probabilística e intencional com aplicação de questionários em supermercados, restaurantes/churrascarias e consumidores. Os resultados obtidos pela pesquisa se contrapõem a hipótese gerada para a mesma, já que a maioria dos estabelecimentos entrevistados comercializa carne ovina, fornecida por municípios cearenses. Já em relação aos consumidores, 62% gostam da carne caprina ou ovina e 96% consomem. Dentre os consumidores entrevistados, constatou-se que 74% preferem a carne ovina à caprina. Conclui-se que a presente pesquisa identificou que 44% dos consumidores de carnes de caprinos e ovinos de Fortaleza-CE preferem adquirir esse tipo de carne em Feiras livres ou mercados. E com isso, surge a necessidade da realização de outra pesquisa com o intuito de entrevistar vendedores de carne caprina e ovina nos mercados de Fortaleza, buscando descobrir a origem da carne comercializada, a opinião dos mesmos em relação a qualidade da carne. A fim de contrabalançar os resultados obtidos com os dados encontrados na presente pesquisa.
Abstract: Historically the consumption of goat and sheep meat in the Northeast was linked to rural areas, but over the years it gained its prominence in urban areas, to the point arise restaurants specializing in this type of meat. This growth in consumption is mainly related to issues such as the search for good quality of life, since they are as lean meats said. With low values of calories and cholesterol, high digestibility, and a good source of nutrition. However, this increase in demand is faced with problems related to the lack of organization of the productive sector. Assuming that the meat of sheep and goats sold in restaurants and supermarkets in the city of Fortaleza is not produced in their own state, since the Ceará production is traditionally small and of low quality; the objective is to characterize the consumer market for sheep and goat meat in Fortaleza-CE. Specifically, identify the source of meat goats and sheep which supplies supermarkets and restaurants and characterize the profile of consumers of goat and sheep meat in Fortaleza-CE. As for methodology, the employed sample was non-probabilistic and intentional with questionnaires in supermarkets, restaurants / steakhouses and consumers. The results obtained by the survey contradict the hypothesis generated for the same, since the majority of respondents establishments markets, mutton, provided by municipalities in Ceará. In relation to consumers, 62% like the goat or sheep meat and 96% consume. Of the consumers surveyed, it was found that 74% prefer the lamb to the goats. We conclude that this research identified that 44% of the profile consumers of goat meat and Fortaleza-CE sheep prefer to acquire this type of meat in shows or free markets. And with that, the need to carry out another search comes up with the intention of interviewing goats and sheep meat vendors in Fortaleza markets, seeking to discover the origin of the meat sold in the same opinion regarding the quality of meat. In order to counter the results with the data found in this research.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36679
Aparece en las colecciones: AGRONOMIA - Monografias

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