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Tipo: TCC
Título: Percepção dos riscos e benefícios da prática regular de atividades físicas em estudantes das escolas públicas de Fortaleza, Ceará
Autor(es): Paulino, Sarah Caroline Vieira
Orientador: Lima, Antônio Barroso
Palavras-chave: Riscos;Benefícios;Atividade Física;Adolescentes
Data do documento: 2017
Citação: PAULINO, Sarah Caroline Vieira. Percepção dos riscos e benefícios da prática regular de atividades físicas em estudantes das escolas públicas de Fortaleza, Ceará. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Entender a percepção de benefícios e os riscos da prática regular de atividade física (AF) à saúde pode auxiliar na compreensão de como essas crenças explicam esse comportamento na população jovem. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de riscos e benefícios da prática regular de AF em escolares. Estudo transversal que incluiu 1182 escolares de 11 a 18 anos de idade, das turmas de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de seis escolas de tempo integral da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. Os alunos responderam um questionário com dez afirmações sobre os riscos e benefícios da prática regular de AF, baseadas em instrumentos previamente validados. Cada afirmação tinha opções de resposta em escala Likert de quatro pontos (de “discordo plenamente” a “concordo plenamente”). A frequência relativa das respostas foi calculada, e o teste de Qui-quadrado foi utilizado para comparações entre os gêneros e faixas etárias. O nível de significância foi estabelecido em 5%.Como resultados, 92,3% e 92,9% dos escolares concordaram que a prática regular de AF melhoraria ou manteria a forma física e ajudaria a controlar o peso corporal, respectivamente. O benefício com menor proporção de concordância foi ter mais contato com seus amigos (57,9%). Em contrapartida, 65,7% e 51,6% dos escolares concordaram que se sentiriam cansados ou poderiam ter alguma lesão com a prática regular de AF, respectivamente. Na comparação entre os gêneros, meninos tiveram uma maior proporção de concordância em comparação às meninas em dois itens sobre benefícios – fazer novos amigos (66,7% vs. 48,5%; p<0,001) e ficar mais alegres (82,5% vs. 77,3%; p=0,024) – e um sobre riscos – poderia ter lesão (58,3% vs. 43,9%, p<0,001). Em contrapartida, meninas tiveram uma maior proporção de concordância que a prática regular de AF seria chato (24,3% vs. 17,4%; p=0,003) quando comparadas aos meninos. Escolares com idades de 16-18 anos tiveram menor concordância com o benefício “sentir-se mais alegre, bem humorado” quando comparados aos de 11-13 anos e 14-15 anos (74,6%, 81,8% e 80,6%, respectivamente, p= 0,047). Inversamente, escolares de 16-18 anos de idade tiveram uma maior concordância na percepção dos riscos “deixaria de fazer outras coisas importantes para mim” (p<0,001), “poderia ter alguma lesão” (p=0,014) e “seria chato” (p<0,001). Conclui-se que os benefícios da saúde social e psicológica foram menos percebidos entre meninas e mais velhos. Estratégias que buscam desenvolver conhecimento e atitude sobre os benefícios da AF sobre os aspectos sociais e psicológicos podem colaborar para o estímulo e a construção de uma população jovem mais ativa
Abstract: Understanding the perceived benefits and risks of regular physical activity (PA) to health can help in understanding how these beliefs explain this behavior in the young population. The objective of the study was to identify the perception of risks and benefits of regular practice of PA in schoolchildren. A cross-sectional study that included 1182 schoolchildren aged 11 to 18 years old, from the 7th to 9th grades of Elementary School of six full-time schools of the municipal education network of Fortaleza, Ceará. The students answered a questionnaire with ten statements about the risks and benefits of regular practice of PA, based on previously validated instruments. Each statement had four-point Likert scale response options (from "fully disagree" to "strongly agree"). The relative frequency of responses was calculated, and the Chi-square test was used for comparisons between genders and age groups. The level of significance was set at 5%. As a result, 92.3% and 92.9% of schoolchildren agreed that regular PA practice would improve or maintain fitness and help control body weight, respectively. The benefit with a lower proportion of agreement was to have more contact with their friends (57.9%). On the other hand, 65.7% and 51.6% of the students agreed that they would feel tired or could have some injury with regular practice of PA, respectively. In the comparison between genders, boys had a higher proportion of concordance compared to girls in two items on benefits - making new friends (66.7% vs. 48.5%, p <0.001) and becoming more cheerful (82.5% % Vs. 77.3%, p = 0.024) - and one on risk - could have injury (58.3% vs. 43.9%, p <0.001). On the other hand, girls had a higher proportion of concordance than regular PA practice would be boring (24.3% vs. 17.4%, p = 0.003) when compared to boys. Schoolchildren aged 16-18 years had lower agreement with the "feel more cheerful, good-humored" benefit when compared to those aged 11-13 years and 14-15 years (74.6%, 81.8% and 80, 6%, respectively, p = 0.047). Conversely, schoolchildren aged 16-18 years had greater agreement on risk perception "would stop doing other important things for me" (p <0.001), "could have some injury" (p = 0.014) and "would be boring" (P <0.001). It is concluded that the benefits of social and psychological health were less perceived among girls and older. Strategies that seek to develop knowledge and attitude about the benefits of PA on social and psychological aspects can contribute to the stimulation and construction of a more active young population
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36650
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