Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3661
Tipo: Dissertação
Título : O ensino da física numa abordagem experimental: resignificando a prática docente
Título en inglés: The teaching of physics in an experimental approach: resignifying teaching practice
Autor : Oliveira, José Eldésio de
Tutor: Nobre, Eloneid Felipe
Palabras clave : Mecânica - Estudo e ensino;Física;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2012
Citación : OLIVEIRA, José Eldésio de. O ensino da física numa abordagem experimental: resignificando a prática docente. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta a pesquisa e experimentação em Física como um caminho metodológico para facilitar a aprendizagem e compreensão dos conceitos básicos de Mecânica que muitos estudantes consideram difícil de compreender. As atividades propostas foram realizadas em uma Escola Pública com alunos do 1º ano do ensino médio. As atividades propostas incluem dez unidades, cada uma composta por seis aulas de 45 minutos. As atividades de investigação e experimentação utilizadas em nossa pesquisa são sugeridas pela maioria dos professores de Física e educadores citados neste trabalho. A presente proposta está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os alunos formaram grupos de quatro, a fim de realizar a pesquisa no livro-texto ou na Internet. Cartazes, quadro-branco ou power-point foram usados na apresentação dos seus resultados. Dois questionários foram respondidos pelos alunos, um antes e outro depois, de cada experimentação. No final de cada unidade, houve um debate/discussão entre professor e alunos para avaliar o processo de aprendizagem. Ao final de todas as unidades concluídas, professores e alunos responderam a um questionário de avaliação sobre a metodologia utilizada. Gráficos e tabelas com suas análises resumem as conclusões do trabalho. Verificou-se que a experimentação permitiu aos alunos compreender melhor os conceitos e leis da Física, contemplados durante os ensaios. O produto educacional final é um manual de experimentos sobre Mecânica, que explora práticas experimentais e situações-problema em cinemática, dinâmica e estática.
Abstract: This work presents research and experimentation in physics as a methodological way to facilitate the learning and understanding of basic concepts of Mechanics that many students consider difficult to understand. The proposed activities were undertaken in a Public High School with students from the 1st year. The proposed activities included ten units, each consisting of six classes of 45 minutes. The research and experimental activities employed in our research are suggested by most physics teachers and educators cited in this work. The present proposal complies with the National Curriculum. Students formed groups of four in order to carry out research involving textbooks or the Internet. Posters, whiteboard or power-point were used in the presentation of their results. Two questionnaires answered by the students, one before and the other one after each trial, provided clues that led to our findings. At the end of each unit there was a debate/discussion between teacher and students to evaluate the learning process. After all units were concluded, both teachers and students answered an evaluation questionnaire about the methodology used. Graphs and tables summarize the analysis with their conclusions. It was found that the trial allowed students to better understand the concepts and laws of physics, covered during the tests. The final educational product is a manual of experiments on mechanics, which explore practical experimental and problem situations in kinematic, dynamic and static.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3661
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_dis_jeldesiodeoliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.