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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorPereira, Daniel da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-11T18:12:52Z-
dc.date.available2018-10-11T18:12:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPEREIRA, D. S. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36468-
dc.descriptionPEREIRA, Daniel da Silva. Avaliação do impacto de barreiras físico-naturais no traçado de ferrovias: o caso da barragem Serro Azul na implantação da ferrovia Nova Transnordestina. 2013. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the influence of dam construction Serro Azul deployment Railroad New Transnordestina the interior of Pernambuco , comparing the originally proposed route to the proposition made by the designers due to the presence of physicalnatural barrier imposed on the original path . After the lease to private initiative of the Brazilian rail network, 16 years of operation for the railway had key role again in the national logistics were needed. Over the past few years , there was a gradual growth in cargo handling by this industry , proving to be the most efficient means of land transport and feasible to move large volumes of cargo. Thus, the federal government has encouraged the establishment of new rail segments in the country, and the New Train Transnordestina is considered large investment in the sector and with great social potential for the region. However, this design suffers from interference from physical and natural barriers, which has forced the revision of the trace. This fact motivated the execution of this work, the method compares the alternatives presented in the light of changes in earthmoving services, specifically in the volume of earth movement, in order to enable a decision about this new condition imposed on rail Project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerrovia transnordestinapt_BR
dc.subjectBarragem Serro Azulpt_BR
dc.subjectBarreiras físico-naturaispt_BR
dc.titleAvaliação do impacto de barreiras físico-naturais no traçado de ferrovias: o caso da barragem Serro Azul na implantação da ferrovia Nova Transnordestinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo avaliar a influência da construção da barragem Serro Azul na implantação da Ferrovia Nova Transnordestina no interior de Pernambuco, comparando o traçado originalmente proposto com a proposição feita pelos projetistas devido à presença da barreira físico-natural imposta ao caminho original. Após o arrendamento para iniciativa privada da malha ferroviária brasileira, foram necessários 16 anos de operação para que o transporte ferroviário tivesse, novamente, papel fundamental na logística nacional. Ao longo dos últimos anos, registrou-se um crescimento gradativo na movimentação de cargas por este setor, mostrando ser o meio de transporte terrestre mais eficiente e viável para movimentação de grandes volumes de carga. Desta forma, o Governo Federal tem estimulado a implantação de novos trechos ferroviários no país, sendo que a Ferrovia Nova Transnordestina é tida como grande investimento do setor e com grande potencial social para a região. Contudo, tal projeto sofre com interferências de barreiras físico-naturais, o que tem obrigado à revisão de parte do traçado. Tal fato motivou a execução deste trabalho, cujo método comparará as alternativas apresentadas em função das alterações nos serviços de terraplenagem, mais especificamente nos volume de movimentação de terra, com a finalidade de possibilitar uma tomada de decisão quanto a essa nova condição imposta ao projeto ferroviário.pt_BR
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