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Tipo: TCC
Título: Avaliação da proposta de readequação da rotatória da Av. Aguanambi x BR-116 utilizando a microssimulação
Autor(es): Braga Neto, José Teixeira
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Microssimulação;Rotatória;Calibração;Simulação de tráfego
Data do documento: 2013
Citação: BRAGA NETO, J. T. (2013)
Resumo: O desenvolvimento urbano aliado a evolução dos transportes motorizados tem gerado graves consequências, como poluição, acidentes de trânsito e congestionamentos. Parte das dificuldades advém das interseções, que normalmente apresentam problemas de desempenho operacional (fluidez) e de segurança pelos fluxos com justaposição. Um dos desafios dos profissionais ligados ao projeto e operação do tráfego rodoviário em áreas urbanas é a escolha da melhor configuração das áreas de interseção, dependendo, dentre outras fatores, da demanda veicular e sua interação com opções de infraestrutura a serem ofertadas. O uso de técnicas de simulação tem possibilitado o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a otimização do desempenho operacional dos sistemas de transportes. Essa Monografia contribui para a disseminação do uso da simulação microscópica como ferramenta de modelagem do desempenho operacional dos sistemas de transportes em interseções urbanas. No caso desse estudo, foi modelada a rotatória da Aguanambi x BR-116 como está atualmente e como ficará se a proposta enviada pelo TRANSFOR for executada. A rotatória se encontra hoje com um alto nível de atraso e tem alto grau de entrelaçamento, resultando em acidentes. Portanto o trabalho tem o intuito de avaliar as diferenças nos tempo das rotas das modelagens, atual e proposta, utilizando o microssimulador VISSIM. A área de interesse foi codificada através de imagens do Google Maps. As informações referentes à demanda de tráfego e escolha de rota foram obtidas respectivamente, pela Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (através do SCOOT) e pelo programa QUEENSOD. Foram utilizados algoritmos genéticos para a calibração do programa, utilizando atraso médio em 3 interseções como medida de desempenho. Os resultados da calibração conseguiram reduzir o erro RMSE (raiz quadrada do erro médio) do atraso médio de 19,5 para 17 segundos por interseção. Como alternativa à configuração existente, avaliou-se a implantação de uma interconexão no local seguindo projeto proposto pela Secretaria de Infraestrutura do Município de Fortaleza – SEINF. A análise dos cenários ocorreu com o tempo de viagem médio sendo utilizado como medida de desempenho, obtendo uma melhoria de 35% no tempo de viagem por interseção.
Abstract: Urban development combined with evolution of motorized transportation has led serious consequences, such as pollution, traffic accidents and traffic jams. Part of difficulty is due to the intersections, which usually present some operating performance problems and security problems by flows with juxtapositions. One of the challenges for professionals involved to the design and operation of road traffic in urban areas is to choose the best configuration of intersecting areas, mainly depending on the demand and its interaction with available infrastructure options. The use of simulation techniques has enabled the development of new technologies for optimizing operational performance of transportation systems. This work contributes to the widespread use of microscopic simulation as a modeling tool of operational performance transportation systems in urban intersections. This study modeled the roundabout Aguanambi x BR-116 as it is currently and after the proposed changes by TRANSFOR. The roundabout currently has a high level of delay and has a high degree of entanglement, resulting in accidents. Thus, this work aims to evaluate the modeled travel times, current and proposed, by the use of the microsimulator VISSIM. The area of interest was coded using images from Google Maps. The information concerning the traffic demand and route choice were obtained respectively by Traffic Control Area in Fortaleza (through SCOOT) and the program QUEENSOD. Genetic algorithms have been used to the calibration of the program, including an average delay in three intersections as a measure of performance. Calibration results could reduce the RMSE error (root mean square error) of the average delay of 19,5 to 17 seconds per intersection. As an alternative to the current configuration, it was evaluated the implementation of an interconnection at the site according to the project proposed by the Department of Infrastructure in the city of Fortaleza - SEINF. The analysis of scenarios considered the average travel time as a measure of performance, achieving a 35% improvement in travel time per intersection.
Descrição: BRAGA NETO, José Teixeira. Avaliação da proposta de readequação da rotatória da Av. Aguanambi x BR-116 utilizando a microssimulação. 2013. 79 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36432
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