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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorSouza, Hélio Henrique Holanda de-
dc.date.accessioned2018-10-05T18:58:38Z-
dc.date.available2018-10-05T18:58:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Hélio Henrique Holanda de. Caracterização da problemática da acessibilidade urbana com base no valor do tempo percebido pelos usuários. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36334-
dc.description.abstractUnderstand the problems in the relation between transportation, the use of soil and activities is essential in the development of appropriate solutions in urban mobility and accessibility. The effort to characterize and diagnose these problems should be a relevant part of the transportation planning process focusing on accessibility, requiring a better reflection of the measures which represent the spatial separations between the activities and the people willing to access them. In this way, urban accessibility issues became important and should be better analyzed. Therefore, issues that concern research about the value of time and its modeling in the planning process, as well as the suitability of indicators based in that modeling to characterize accessibility issues in the user’s perspective become relevant. Based on the analysis and discussion concerning these issues, a methodology proposal was developed characterizing the problem of urban accessibility, using logsum indicators. This methodology incorporates the perception of the users and regards the inefficiency of the transport system´s supply and a typology of accessibility problems. The application of the proposed method was verified with data from the Public Transport system of the Metropolitan Region of Fortaleza, enabling the space characterization of the different accessibility between zones and social groups, as well as benefits with the inclusion of new mode of transport. The use of behavioral models in the analytical effort is the main contribution of this thesis for better comprehension of the problems concerning the accessibility under the equity principle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectAcessibilidade - Planejamento urbanopt_BR
dc.subjectUrban accessibilitypt_BR
dc.subjectTransportation planningpt_BR
dc.subjectValue of time in transportationpt_BR
dc.subjectDiscrete choice modelingpt_BR
dc.titleCaracterização da problemática da acessibilidade urbana com base no valor do tempo percebido pelos usuáriospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA compreensão da problemática que envolve as relações entre os sistemas de transportes, do uso do solo e de atividades é essencial na construção de soluções adequadas aos problemas de mobilidade e acessibilidade urbanas. O esforço de caracterização e diagnóstico desses problemas deve ser parte relevante do processo de planejamento dos transportes com foco na acessibilidade, requerendo uma melhor reflexão sobre as medidas que representam o afastamento espacial entre as atividades e as pessoas que querem acessá-las. Assim, medidas de acessibilidade às atividades urbanas ganham importância e devem ser melhor investigadas. Surgem, portanto, questões de pesquisa que envolvem o papel do Valor do Tempo e de sua modelagem no processo de planejamento, assim como a adequabilidade de indicadores baseados nesta modelagem para caracterizar problemas de acessibilidade na perspectiva dos usuários. A partir da análise e discussão dessas questões, foi desenvolvida uma proposta metodológica de caracterização da problemática da acessibilidade urbana, baseada em indicadores do tipo logsum que incorporam a percepção dos usuários com relação às ineficiências da oferta do sistema de transportes, considerando uma tipologia de problemas de desigualdades socioespaciais na acessibilidade. A aplicabilidade do método proposto foi verificada com dados dos sistemas de transporte público da Região Metropolitana de Fortaleza, possibilitando caracterizar espacialmente as diferenças de acessibilidade entre zonas e grupos sociais distintos, além de benefícios com a inserção de novos modos de transportes. Como principal contribuição metodológica desta tese, destaca-se o uso da modelagem comportamental no esforço analítico de melhor compreensão da problemática da acessibilidade sob o princípio da equidade.pt_BR
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