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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferracioli, Marcela de Castro | - |
dc.contributor.author | Nunes, Lara de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T13:10:16Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T13:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Lara De Souza. Influência da prática esportiva no desenvolvimento motor de escolares da cidade de fortaleza. 2017. 62 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36326 | - |
dc.description.abstract | Motor development can be characterized as the daily challenges and changes that are part of human beings lives and, in this way, they are constantly involved in processes of motor learning and development. The present study aimed to analyze the influence of the practice of sports activities and developmental processes on the motor coordination and physical fitness of children. The study involved 80 children of 7, 8, 9 and 10 years old, 40 of them participating in sports activities and 40 participating in physical education curricular classes. All children assessed on tests of manual dexterity, throw and receive, static and dynamic balance, flexibility, upper and lower limb strength, localized muscular endurance, and cardiorespiratory endurance. Analyzes of variance were made to compare the performance of the children among the age groups and between the groups of practicing and non-practicing children. The results showed that the practicing children showed better performance in the tests of static and dynamic balance, localized muscular resistance, and lower limb power than non-practicing children. In addition, it was observed that older children showed better performance in manual dexterity tests, general motor coordination, upper limb strength test and cardiorespiratory endurance test than younger children. The results found in the present study corroborate the idea that physical and motor skills develop with increasing age, and it leads to understand that developmental processes have a greater contribution in the development of motor coordination and physical fitness than the practice of sports, although some data from the present study suggest that the influence of practice of sports on physical fitness and motor coordination of children is positive. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processos desenvolvimentais | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Aptidão física | pt_BR |
dc.title | Influência da prática esportiva no desenvolvimento motor de escolares da cidade de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O desenvolvimento motor pode ser caracterizado como os desafios e mudanças cotidianas que fazem parte da vida dos seres humanos e que desse modo, os fazem estar envolvidos em processos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar a influência da prática de atividades esportivas e dos processos desenvolvimentais na coordenação motora e aptidão física de crianças. Participaram do estudo 80 crianças de 7, 8, 9 e 10 anos, as quais 40 participavam de atividades esportivas e 40 participavam apenas das aulas curriculares de educação física. Todas as crianças foram submetidas aos testes de destreza manual, arremessar e receber, equilíbrio estático e dinâmico, de flexibilidade, força de membros superiores e inferiores, resistência muscular localizada e resistência cardiorrespiratória. Foram feitas análises de variância para comparação do desempenho das crianças entre as faixas etárias e entre os grupos de crianças praticantes e não praticantes de atividades esportivas. Os resultados mostraram que as crianças que praticam atividades esportivas apresentaram melhor desempenho nos testes de equilíbrio estático e dinâmico, de resistência muscular localizada, de potência de membros inferiores. Além disso, foi observado que as crianças com mais idade apresentaram melhor desempenho nos testes de destreza manual, na coordenação motora geral, no teste de força de membros superiores e de resistência cardiorrespiratória. Os resultados encontrados no presente estudo corroboram com a ideia de que as capacidades físicas e motoras se desenvolvem com o aumento da idade, direcionando a compreensão de que os processos desenvolvimentais possuem maior contribuição no desenvolvimento da coordenação motora e da aptidão física do que o estímulo por meio de atividades esportivas, embora alguns dados do presente estudo sugiram que a influência da prática esportiva na aptidão física e na coordenação motora de crianças é positiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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