Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36269
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBezerra, Roberto de Araújo-
dc.contributor.authorGuimarães, Jessica Bezerra-
dc.date.accessioned2018-10-04T18:02:55Z-
dc.date.available2018-10-04T18:02:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGUIMÃRAES, J. B. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36269-
dc.descriptionGUIMARÃES, Jessica Bezerra. Estudo da virada do casco de um rebocador de 60 toneladas de bollard pull e simulação com protótipo. 2016. 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenadaspt_BR
dc.subjectVirada de Cascopt_BR
dc.subjectForça aplicadapt_BR
dc.subjectBoca Moldadapt_BR
dc.subjectCentro de Gravidadept_BR
dc.titleEstudo da virada do casco de um rebocador de 60 toneladas de bollard pull e simulação com protótipopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção naval apresenta inúmeras dificuldades no quesito inovação de métodos construtivos, fazendo-se necessário um estudo aprofundado de novos métodos para a aceleração do processo. Por tratar-se de uma construção de grande escala, qualquer erro pode causar consequências severas para o projetista, construtor, comprador e pôr em risco a segurança dos funcionários. O método de construção de casco emborcado necessita de um estudo de viabilidade de sua virada na água. As melhores condições para a ocorrência da virada foram analisadas com o auxílio de software de estudo hidrodinâmico de embarcações e assim, condições como o ponto de aplicação da força dos guindastes, a força necessária para a virada e quando a embarcação pode virar foram descobertas. No estudo em questão, foi construído um protótipo do casco de uma embarcação a ser virada na Indústria Naval do Ceará com a realização de vários testes de virada de casco, nas diferentes condições de análise no software. Chegou-se à conclusão de que a virada de casco necessita do auxílio de dois guindastes, com aplicação de força de 19 tonelada-força para cada um, aplicadas no ponto que tem as coordenadas da boca máxima e longitudinalmente nas cavernas 5 e 28.pt_BR
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_jbguimaraes.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.