Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36238
Tipo: Dissertação
Título: Instrução feminina na prosa regionalista (1914-1929) de Afrânio Peixoto
Autor(es): Fernandes, João Paulo Melo
Orientador: Rocha, Denise
Palavras-chave: Afrânio Peixoto;Educação;Feminino;Régionalisme;Roman
Data do documento: 2018
Citação: FERNANDES, João Paulo Melo. Instrução feminina na prosa regionalista (1914-1929) de Afrânio Peixoto. 2018. 572f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa almeja investigar a trajetória narrativa das figuras femininas transgressoras e submissas dos romances regionalistas Maria Bonita (1914), Fruta do Mato (1920), Bugrinha (1922) e Sinhazinha (1929) com as orientações do compêndio Eunice ou A Educação da Mulher (1936) do escritor baiano Afrânio Peixoto (1876-1947). Tal obra educativa, além de fazer uma retrospectiva sobre a tradição patriarcal que designava qual deveria ser o papel da mulher na sociedade, continha elementos de instrução e aconselhamento que seguiam uma tradição judaico-cristã que influenciou, desde o século XVI, a publicação de manuais portugueses que vislumbravam preparar a mulher para o matrimônio e a maternidade. Sobre a prosa regionalista de Peixoto, ambientada no sertão da Bahia, registra-se a visão cientificista e memorialística do autor acerca da terra, da gente e da cultura, como ratificam suas obras acadêmicas: Minha Terra e Minha Gente (1916), Poeira da Estrada (1918), Trovas Brasileiras (1919) e Clima e Saúde (1938). Por sua vez, no campo educacional, a publicação de Eunice veio consolidar a carreira docente de Afrânio Peixoto, que desde a sua mudança para o Rio de Janeiro (1902) esteve envolvido em diversas atividades pedagógicas: Professor da Faculdade de Medicina (1907), Diretor da Escola Normal (1915), Diretor da Instrução Pública (1916), Professor do Instituto de Educação (1932) e Reitor da Universidade do Distrito Federal (1934), tornando-se, por conseguinte, uma autoridade em Educação. Nessa relação dialógica entre seus romances e suas ideias acerca de uma instrução feminina, Peixoto abordava temas como a questão da honra e da virgindade, a aspiração da mulher à vida conjugal, bem como da sua culpabilidade pela infelicidade do lar. Para tal investigação, citam-se obras de caráter antropológico e histórico, como as de Luís da Câmara Cascudo (2005, 2006, 2012), Lília Moritz Schwarcz (2017), Gilberto Freyre (2006), Ivan Aparecido Manoel (1996), Mary del Priore (2011, 2012, 2013, 2016), Yvonne Knibiehler (2016) e Miridan Knox Falci (2017). Complementando tal metodologia de comparação literária sobre os perfis de mulher dessas obras regionalistas, recorreu-se não apenas à leitura e à análise dessas narrativas, como também se consultou a fortuna crítica da obra literária de Afrânio Peixoto, a exemplo dos estudos de Leonídio Ribeiro (1950), Afrânio Coutinho (1953, 1962, 1969), Luís Viana Filho (1963), Fernando Sales (1988, 2001), Lúcia Miguel Pereira (1988, 2005), Alfredo Bosi (1967, 2015), Massaud Moisés (2016), Rosa Gens (2014), entre outros.
Résumé: Cette recherche a pour but investiguer la trajectoire narrative des figures féminines transgressives et soumises des romans régionalistes Maria Bonita (1914), Sortilèges (1920), Bugrinha (1922) et Sinhazinha (1929) avec les orientations du recueil Eunice ou A Educação da Mulher (1936), de l'écrivain bahianais Afrânio Peixoto (1876-1947). Cette oeuvre, en plus de faire une rétrospective sur la tradition patriarcale qui désignait quel dévrait être le rôle des femmes dans la société, contenait des éléments pédagogiques et des conseils qui ont suivi une tradition judéo-chrétienne qui a influencé, depuis le XVIe siècle, la publication de manuels portugais qui prévoyaient de préparer les femmes au mariage et à la maternité. A propos de la prose régionaliste Peixoto, situé à l'intérieur de Bahia, s’enregistre le regard scientiste et de mémoires de l’auteur sur la terre, les gens et la culture, comme le prouvent leurs oeuvres académiques: Minha Terra e Minha Gente (1916), Poeira da Estrada (1918), Trovas Brasileiras (1919) et Clima e Saúde (1938). À son tour, dans le champ éducatif, la sortie d’Eunice a consolidé la carrière de l'enseignement de Peixoto, qui depuis son passage à Rio de Janeiro (1902) a été impliqué dans diverses activités éducatives: Professeur de Médecine (1907) Directeur de l'École Normale (1915), Directeur de l'Instruction Publique (1916), Professeur à l'Institut de l'Éducation (1932) et Recteur de l'Université du District Fédéral (1934), devenant ainsi une autorité en matière d'éducation. Dans cette relation dialogique entre ses romans et leurs idées sur une éducation féminine, Peixoto a abordé des thèmes telles que la question de l'honneur et de la virginité, l'aspiration des femmes à la vie conjugale et de sa culpabilité pour le malheur du foyer. Pour cette recherche, sont commentés les travaux anthropologiques et historiques, comme de Luís da Câmara Cascudo (2005, 2006, 2012), Lilia Moritz Schwarcz (2017), Gilberto Freyre (2006), Ivan Aparecido Manoel (1996), Mary del Priore (2011, 2012, 2013, 2016), Yvonne Knibiehler (2016) et Miridan Knox Falci (2017). En complétant cette méthode de comparaison littéraire sur les profils de femmes de ces oeuvres régionalistes, a été fait non seulement la lecture et l'analyse de ces récits, comme a également consulté la fortune critique du travail littéraire de Peixoto, a partir des études de Leonidio Ribeiro (1950), Afrânio Coutinho (1953, 1962, 1969), Luis Filho Viana (1963), Fernando Sales (1988, 2001), Lúcia Miguel Pereira (1988, 2005), Alfredo Bosi (1967, 2015), Massaud Moisés (2016), Rosa Gens (2014), parmi d’autres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36238
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_jpmfernandes.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.