Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36234
Tipo: | TCC |
Título : | Atuação do profissional de educação física no contexto Hospitalar |
Autor : | Chaves, Débora Dalila Miranda |
Tutor: | Ferraz, Alex Soares Marreiros |
Palabras clave : | Profissional de educação física;Atuação hospitala;Educação física e saúde |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | CHAVES, Débora Dalila Miranda. Atuação do profissional de educação física no contexto Hospitalar. 2017. 57 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O profissional de educação física dispõe de um leque com variadas possibilidades de atuação, dentre elas está o contexto hospitalar. Essa vertente ainda é pouco investigada, e não é comum encontrar profissionais de educação física que trabalham nesse ambiente. A presente pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo investigar a atuação dos profissionais de educação física que trabalham no setor hospitalar na cidade de Fortaleza. Foram aplicados questionários mistos a cinco profissionais de educação física, dos quais, 4 lotados no Hospital Sarah Kubistchek, e 1 lotado no Hospital Universitário Walter Cantídio. Os resultados, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin, foram agrupados em dois temas: Atuação em ambiente hospitalar e Formação para atuação hospitalar. Os dados mostram que o perfil dos profissionais é caracterizado por uma predominância do gênero masculino, a maioria realizou graduação em instituição pública, dois participantes possuem formação em instituições do estado do Ceará, dois em instituições do estado de Minas Gerais, e um de São Paulo. O tempo de formação variou entre 11 e 22 anos, e o tempo de atuação no contexto hospitalar variou entre um e 19 anos. Os profissionais realizam atividades físicas diversas como estratégias práticas em ambiente hospitalar, atendem públicos diversos, da criança ao idoso, e consideram que a os planos curriculares universitários precisam avançar no sentido de favorecer o preparo para atuação dos profissionais de educação física no contexto hospitalar. |
Abstract: | The physical education professional has a wide range of possibilities, including the hospital context. This aspect is still little investigated, and it is not common to find physical education professionals working in this environment. The present qualitative research aimed to investigate the performance of physical education professionals working in the hospital sector in the city of Fortaleza. Mixed questionnaires were applied to five physical education professionals, of whom 4 were in the Hospital Sarah Kubistchek and 1 in the Hospital Universitário Walter Cantídio. The results, analyzed using the Bardin content analysis technique, were grouped into two themes: Performance in hospital environment and Training for hospital performance. The data show that the profile of the professionals is characterized by a predominance of the masculine gender, most of them have undergraduate studies in a public institution, two of them have training in institutions in the state of Ceará, two in institutions in the state of Minas Gerais, and one in São Paulo. The training time varied between 11 and 22 years, and the time of performance in the hospital context ranged from one to 19 years. The professionals perform various physical activities as practical strategies in a hospital environment, attend different publics, from the child to the elderly, and consider that university curricula need to advance in order to favor the preparation for physical education professionals in the hospital context. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36234 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ddmchaves.pdf | 682,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.