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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reis, Lorena Nabanete | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T19:10:59Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T19:10:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE NETO, Antônio. Ginástica para todos na educação física escolar: significados da prática na ótica discente. 2017. 67 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36220 | - |
dc.description.abstract | Gymnastics is recognized as one of the great contents of the movement's body culture, and understood as of great value in the development of the motor repertoire. However, although in the past gymnastics has been overvalued, even naming various practices beyond their current meaning, and encompassing what we now call Physical Education, it has today been little found in school. Starting from this observation, we propose to take gymnastics to the school through Gymnastics for All, with the methodology of work tried in Gymnarteiros, that aims to contribute to the human formation through the training, in the case the contents of the gymnastics, and to show one of the possibilities To overcome non-gymnastics at school. This research investigated the meanings attributed by the students to the practice of Gymnastics for All in the classes of Physical Education in a school in Fortaleza - CE, the subjects of this research were 8 students of the 1st year of High School. The criterion for choosing this population was the ability to elaborate answers to the questions made from the intervention and the participation in at least three of the four classes applied. This research, of qualitative character, counted on data collection through semi-structured interview and field diary. For the interpretation of the data obtained in the interviews, the content analysis technique of Bardin (2011) was used. In this way, what can be concluded is that the students attributed different meanings to the classes, in which the socialization aspects with 26% of the units stand out, pleasure for the activity with 18%, followed by the category of corporal development that counts on 13% of the Units of meaning. These categories present meanings related to the principle of human formation that underlies the proposal and relation with the principle of training also fundamental in it. In addition to contributing to the human training of students through their training, they correspond to the GfA values affirmed by the FIG, as a practice oriented to leisure, development of physical condition, physical, social and psychological well-being, among others, that Leads to the conclusion that GfA with a pedagogical proposal can be a great tool to overcome "non-gymnastics" in school. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ginástica para Todos | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ginástica na escola | pt_BR |
dc.title | Ginástica para todos na educação física escolar: significados da prática na ótica discente | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A ginástica é reconhecida como um dos grandes conteúdos da cultura corporal do movimento, e entendida como de grande valia no desenvolvimento do repertório motor. No entanto embora no passado a ginástica tenha sido supervalorizada, chegando a nomear várias práticas para além de seu significado atual, e abrangendo o que hoje chamamos de Educação Física, atualmente ela tem sido pouco encontrada no âmbito escolar. Partindo desta constatação, propomos levar a ginástica à escola por meio da Ginástica para Todos, com a metodologia de trabalho experimentada no Gymnarteiros, que visa contribuir para a formação humana por meio da capacitação, no caso os conteúdos da ginástica, e mostrar uma das possibilidades de superar a não-ginástica na escola. Esta pesquisa investigou os sentidos atribuídos pelos alunos à prática da Ginástica para Todos nas aulas de Educação Física em uma escola de Fortaleza – CE, os sujeitos desta pesquisa foram 8 alunos do 1º ano do Ensino Médio. O critério de escolha desta população foi a capacidade de elaboração de respostas aos questionamentos feitos a partir da intervenção e a participação em ao menos três das quatro aulas aplicadas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, contou com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e diário de campo. Para a interpretação dos dados obtidos nas entrevistas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Desta maneira o que se pode concluir é que os discentes atribuíram diversos significados as aulas, nos quais destacam-se aspectos de sociabilização com 26% das unidades, prazer pela atividade com 18%, seguidos pela categoria de desenvolvimento corporal que conta com 13% das unidades de significado. Essas categorias apresentam significados relacionados com o princípio da formação humana que fundamenta a proposta e relação com o princípio da capacitação também fundamental na mesma. Além de contribuir com a formação humana dos discentes por meio da sua capacitação, correspondem aos valores da GpT afirmados pela FIG, como prática orientada para o lazer, desenvolvimento da condição física, bem-estar físico, social e psicológico, entre outros, que nos leva a concluir que a GpT com uma proposta pedagógica pode ser uma ótima ferramenta para superar a “não-ginástica” na escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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