Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Alanna Oliveira Pereira | - |
dc.contributor.author | Benfatti, Xênia Diógenes | - |
dc.contributor.author | Silva, Henrique Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T18:29:49Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T18:29:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Carvalho, A. O. P.; Benfatti, X. D.; Silva, H. B. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36214 | - |
dc.description | CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; BENFATTI, Xênia Diógenes; SILVA, Henrique Barbosa . A avaliação educacional como componente curricular na formação de professores: um estudo documental a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2360-2383. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article develops a theoretical study on the evaluation in education as a curriculum component or discipline, in the teacher training. In a survey of exploratory character, sought by bibliographic and documentary research, investigate the evaluation in education as a curriculum component in Pedagogical Course Projects – PPCs de Pedagogy of Brazilian Federal universities. The teacher training studies were evidenced (Luckesi et al., 2012, Cury, 2001, Savianni, 2009), as well as aspects of the component curricular evaluation (Gatti, 2007; Vianna, 1995; 2000; 2005; Fernandes, 2008). In addition to the legal documents that guided the teacher education in the country, such as the National curriculum guidelines of the course of pedagogy (Brazil, 2006) and the law 9,394/1996, of guidelines and Foundations of education. For both it was considered for the sample of this study the Federal universities of various Brazilian States, including each of the regions, are selected from the ENADE – the sample featured twenty universities. From the systematization of the data were established the following categories of analysis: characteristics of the offer of educational assessment, constituent elements of discipline of evaluation, evaluation subjects with the categories of the DCN of pedagogy. The results showed that more than half of PPCs analyzed bring educational evaluation or teaching-learning as curricular component and required typology, which proves the course at DCN and the demand to know and find more about the assessment. It is expected that other reviews can be observed on the contribution and existence of these disciplines in undergraduate teacher training courses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educational evaluation | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Course Project | pt_BR |
dc.title | A avaliação educacional como componente curricular na formação de professores: um estudo documental a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo desenvolve um estudo teórico sobre a avaliação em educação como componente curricular, ou seja, disciplina, na formação de professores. Numa pesquisa de caráter exploratório, buscou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, investigar a avaliação em educação como componente curricular nos Projetos Pedagógicos – PPCs dos Cursos de Pedagogia de universidades federais brasileiras. Foram evidenciados estudos da formação docente (Luckesi et al., 2012, Cury, 2001, Savianni, 2009), bem como aspectos relativos à avaliação como componente curricular (Gatti, 2007; Vianna, 1995; 2000; 2005; Fernandes, 2008). Além dos documentos legais que nortearam a formação docente no país, como as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia (Brasil, 2006) e a Lei 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação. Para tanto, considerou-se para a amostra deste estudo as universidades públicas federais dos diversos estados brasileiros, contemplando cada uma das regiões, selecionadas a partir do conceito ENADE – a amostra contou com vinte universidades. A partir da sistematização dos dados foram estabelecidas as seguintes categorias de análise: características da oferta da disciplina de avaliação educacional, elementos constitutivosda disciplina de avaliação, relação dessas disciplinas com as categorias das DCN de Pedagogia. Os resultados evidenciaram que mais da metade dos PPCs trazem a avaliação educacional ou do ensino-aprendizagem como componente curricular e de tipologia obrigatória, o que comprova o atendimento do curso às DCN e a demanda de se conhecer e pesquisar mais sobre a avaliação. Espera-se que outras análises possam ser observadas acerca da contribuição e existência destas disciplinas nos cursos de Licenciatura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_aopcarvalhoxdbenfattihbsilva.pdf | 250,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.