Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti | - |
dc.contributor.author | Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis | - |
dc.contributor.author | Calandrine, Simone Domingos | - |
dc.contributor.author | Simões, Ana Paula dos Santos Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T15:30:42Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T15:30:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Gomes, M. R. V. C. S.; Brilhante, L. H. A. A.; Calandrine, S. D.; Simões, A. P. S. A. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36191 | - |
dc.description | GOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti; BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; CALANDRINE, Simone Domingos, SIMÕES, Ana Paula dos Santos Alves. Acompanhamento para a aprendizagem do nome próprio na educação infantil: uma estratégia de avaliação da rede municipal de Fortaleza. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 149-165. | pt_BR |
dc.description.abstract | Evaluation in the context of Early Childhood Education is a theme that proposes debates that now strengthen the impact on evaluation in all Basic Education, and consolidate the specificities of this stage and the need for a differentiated character on the evaluation processes in Early Childhood Education. The name itself constitutes an apprenticeship that is usually carried out during the Early Childhood Education, being quite explored in the first years of life, whether in the school environment or not. With this, we aim to foster reflections about the evaluation in the Infant Education from a discussion about the right of the child to know and learn his own name encompassing the different dimensions of this process as identity, expression and writing. In order to do this, we sought to know the teachers’ perceptions about the accompaniment to the learning of the proper name in the classes of Early Childhood Education of said Municipal Network of Fortaleza from an exploratory study considering all the groupings of this stage. We base our reflections on the evaluation of learning (DIDONET, 2014) and as a process to follow the trajectory of children’s school life (HOFMANN, 2014); Acquisition of written language (Vygotsky, 1989 and Tebertosky, 1993). We verified that the implementation of this monitoring favors the attention of the teachers on the individual learning needs of each child, also understood as collaborator in the evaluation of the teaching practiceitself. We conclude that the accompaniment to learning through the instrumental record fosters the mobilization to look at the evaluation process in Early Childhood Education, emphasizing this learning beyond the graphic representation of the proper name, but also in the understanding of the child as a subject of rights, which Builds its identity and has peculiar forms of expression. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Nome próprio | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Own name | pt_BR |
dc.title | Acompanhamento para a aprendizagem do nome próprio na educação infantil:uma estratégia de avaliação na rede municipal de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Avaliação no âmbito da Educação Infantil é uma temática que propõe debates que ora fortalecem os embates sobre avaliação em toda a Educação Básica, ora consolidam as especificidades desta etapa e a necessidade de um caráter diferenciado sobre os processos de avaliação na Educação Infantil. O nome próprio se constitui uma aprendizagem que geralmente se realiza ao longo da Educação Infantil, sendo bastante explorada nos primeiros anos de vida, seja em ambiente escolar ou não. Com isso, objetivamos fomentar reflexões acerca da avaliação na/da Educação Infantil a partir de uma discussão sobre o direito da criança em conhecer e aprender o seu próprio nome englobando as diferentes dimensões desse processo como a identidade, a expressão e a escrita. Para isso, buscamos conhecer as percepções das professoras acerca do acompanhamento para a aprendizagem do nome próprio nas turmas de Educação Infantil da referida Rede Municipal de Fortaleza a partir de um estudo exploratório considerando todos os agrupamentos desta etapa. Fundamentamos nossas reflexões na perspectiva da avaliação para a aprendizagem (DIDONET, 2014) e como um processo de acompanhamento à trajetória da vida escolar da criança (HOFMANN, 2014); aquisição da linguagem escrita (VYGOTSKY, 1989 e TEBEROSKY, 1993). Verificamos quea implantação desse acompanhamento favorece a atenção das professoras sobre as necessidades de aprendizagens individuais de cada criança, compreendido também como colaborador na avaliação da própria prática docente. Concluímos que o acompanhamento para aprendizagem por meio do registro no instrumental fomenta a mobilização para o olhar sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, enfatizando essa aprendizagem para além da representação gráfica do nome próprio, mas também na compreensão da criança como sujeito de direitos, que constrói a sua identidade e que possui formas peculiares de expressão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mrvcsimonettiglhalmeidaabsdcalandrineapsasimoes.pdf | 205,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.