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dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Maia-
dc.contributor.authorSoares, Maria Elias-
dc.date.accessioned2018-10-03T13:34:24Z-
dc.date.available2018-10-03T13:34:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro Maia; SOARES, Maria Elias. Uso dos resultados da autoavaliação institucional na perspectiva dos gestores de uma universidade pública federal. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2103-2124.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36172-
dc.description.abstractWith the implementation of the National System of Evaluation of Higher Education, approximately a decade ago, higher education institutions experienced a process of change that had repercussions on their organizational structure and on their design and model. Institutional evaluation becomes more and more important, especially with regard to the use of the results of the evaluation process as a subsidy for institutional improvement. Therefore, it is considered relevant and timely to conduct a study about the relationship between the results of the evaluations carried out and the management actions within the university. In this sense, the objective of this study is to analyze the repercussion of the results of the self assessment process carried out by the Self Evaluation Committee, within the scope of the management of a public institution, from the perspective of the management group. The study is characterized as an applied research, of a descriptive nature, with a quantitative and qualitative approach and a questionnaire composed of open and closed questions, applied to the managers, was used as instrument of data collection. The results show that although the managers conceive the data of the self-evaluation as an important management allowance, the use of this information is still punctual and does not constitute an institutionalized action in the university. The conclusions of the study present elements that can contribute to the formulation and improvement of the evaluation practice in the institution and to the advancement of the studies on the institutional evaluation in order to meet the objectives of National System of Evaluation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleUso dos resultados da autoavaliação institucional na perspectiva dos gestores de uma universidade pública federalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), há aproximadamente uma década, as instituições de ensino superior vivenciaram um processo de mudança que repercutiu tanto em sua estrutura organizacional quanto em sua concepção e modelo. A avaliação institucional adquire cada vez mais significado, notadamente no que diz respeito ao uso dos resultados do processo avaliativo como subsídio para o aperfeiçoamento institucional. Assim, considera-se relevante e oportuna a realização de estudo acerca da relação entre os resultados das avaliações realizadas e as ações da gestão no âmbito de uma universidade. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar a repercussão dos resultados do processo de autoavaliação realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito da gestão de uma instituição pública federal, na perspectiva do grupo gestor. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário constituído de questões abertas e fechadas, aplicado aos gestores. Os resultados encontrados evidenciam que, embora os gestores concebam os resultados da autoavaliação como um importante subsídio de gestão, a utilização dessas informações ainda é pontual e não se configura como uma ação institucionalizada na universidade. As conclusões do estudo apresentam elementos que podem contribuir para a (re) formulação e melhoria da prática avaliativa na instituição e para o avanço dos estudos sobre a avaliação institucional com vistas ao atendimento dos objetivos do SINAES.pt_BR
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