Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Maria Elisabeth Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonio Elder Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T12:44:22Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03T12:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonio Elder Ferreira da. Aplicação intraurbana do índice de mobilidade urbana sustentável no município de Fortaleza - Ceará Estudo em caso: Secretarias Executivas Regionais III e V. 2013. 78 f. TCC (Graduando em Engenharia Civil)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36159 | - |
dc.description.abstract | During the years the mobility issue has not being deeply discuss as it has being nowadays. The advent of the law that makes cities with population above 20.000 inhabitants to elaborate their mobility plans and the realization of international sporting events in the country heated this discussion. Therefore, this is the right moment to publicize tools to help managers to do urban organization. This paper discusses the applicability of a rate of Sustainable Urban Mobility (IMUS) capable of measuring aspects related to urban mobility. The rate is composed by 87 indicators distributed in domains and themes varying from 0 to 1. Another important collaboration to this paper in her work she makes an intra-urban analyzes of Curitiba city. The nineteen indicators presented in Curitiba were taken into consideration in this production. It was experimented the application in the Fortaleza regional: the SER III achieved the result of 0,444 e a SERV achieved a result of 0,398. O IMUS behaved in an expected way as a result of the differences in the offer of the infrastructure among the chosen regional. The SER V has the lowest punctuation among the indicators considered in the analyze. The variation among the regional occurred in an analogous way in the case of Curitiba, it was noticed that the geographical localization influences decisively, in other words, farther from the central region, lower the rate. The application of the IMUS revealed some deficiencies related to the considered indicators, the low population density, the lack of infrastructure and the public policies of regional valorization were evident. Considering that the rate was useful to this research, it is believed that the IMUS is important to the present challenge that is the elaboration of the Urban Mobility Plan of Fortaleza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Índice de mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Plano de mobilidade | pt_BR |
dc.title | Aplicação intraurbana do índice de mobilidade urbana sustentável no município de Fortaleza - Ceará Estudo em caso: Secretarias Executivas Regionais III E V | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao longo dos anos, nunca se ouviu tanto falar em mobilidade urbana como se ouve atualmente. O advento da lei que obriga os municípios com população acima de 20.000 habitantes a elaborarem seus planos de mobilidade e a realização de eventos esportivos internacionais no país aqueceram essa discussão. Portanto, o momento é oportuno para divulgação de ferramentas que possam auxiliar gestores a realização do planejamento urbano. O presente trabalho versa sobre a aplicação de um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) capaz de mensurar aspectos relacionados à mobilidade urbana. O Índice é composto por 87 indicadores, distribuído entre domínios e temas, variando de 0 a 1. Outro documento importante para esta pesquisa foi o que realizou uma análise intraurbana da cidade de Curitiba. Para este trabalho foram utilizados os 19 indicadores considerados para cidade de Curitiba. Foi experimentada a aplicação destes indicadores em duas regionais de FortalezaCe: a SER III obteve resultado de 0,444 e a SER V de 0,398. O IMUS se comportou de forma esperada haja vista ser notória a diferença na oferta de infraestrutura entre as regionais escolhidas. A SER V possui menor pontuação dos indicadores considerados na análise. A variação entre as regionais ocorreu de forma análoga ao caso de Curitiba, constatando-se que a localização geográfica de cada regional influi decisivamente, ou seja, quanto mais distante da região central, menor o valor do índice. A aplicação do IMUS revelou algumas deficiências no tocante a indicadores considerados, a baixa densidade populacional, a falta de infraestrutura, e a ausência de politicas públicas de valorização regional. Mediante isso, considerando que o índice serviu a contento ao que se propôs esta pesquisa, acredita-se que o IMUS seja de importante valia para o desafio atual que é a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Fortaleza - Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_aefdsilva.pdf | 987,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.