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Tipo: Artigo de Evento
Título: A psicopedagogia como fator de influência na inclusão e na avaliação da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Muniz, Sheila Maria
Viana, Tania Vicente
Muniz, Rita de Fátima
Sales, Jefferson Falcão
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo;Psicopedagogia;Avaliação educacional;Autism spectrum disorder;Psychopedagogy;Educational assessment
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MUNIZ, Sheila Maria; VIANA, Tania Vicente; MUNIZ, Rita de Fátima; SALES, Jefferson Falcão. A psicopedagogia como fator de influência na inclusão e na avaliação da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro do autismo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1571-1588.
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é considerado uma síndrome de criterioso diagnóstico. Constitui uma condição crônica com dificuldades no desenvolvimento que podem ser observadas aos 3 anos de idade e persistem por toda a vida. Este estudo tem como finalidade refletir sobre a atuação do psicopedagogo no processo de avaliação da aprendizagem e inclusão educacional do aluno autista, a fim de incentivar o desenvolvimento de suas potencialidades. Foram utilizados, no estudo bibliográfico, os aportes teóricos de autores que abordam a temática, como Bossa (2000), Carvalho e Cuzin (2008), Cunha (2000), dentre outros. O psicopedagogo pode colaborar de modo decisivo na inclusão escolar do aluno com autismo, atuando para o desenvolvimento da sua linguagem, das relações sociais e da aprendizagem.
Abstract: Autism spectrum disorder is considered a syndrome that requests an accurate diagnosis. It is a chronic condition with difficulties in development which can be observed by the age of 3 andpersist for a lifetime. The purpose of this paper is to reflect on the psychopedagogists’ performance concerning assessment of learning and educational inclusion for students with autism spectrum disorder, in order to motivate the development of their potentialities. Swelling (2000), Carvalho and Cuzin (2008), Cunha (2000), among others proposed a theoretical framework to this study. Psychopedagogists can collaborate in a decisive way on the school inclusion of students’ with autism, acting for the development of their language, their social relationships and their learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36153
ISBN: 978 85 8126 158 4
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