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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJuvêncio, Vera Lúcia Pontes-
dc.contributor.authorCaratti, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2018-10-03T11:19:49Z-
dc.date.available2018-10-03T11:19:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; CARATTI, Ricardo Lima; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; VIANA, Tania Vicente. Design universal para a avaliação da aprendizagem. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1425-1450.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36148-
dc.description.abstractThe contributions of Universal Design for Education are not circumscribed to school physical-architectural adaptations, they have also evolved to the educational assessment field towards an applicability to any area, any context, even the classroom. This paper presents a discussion about a conceptual approach of Universal Design principles, its use in assessment as well as in the Information and Communication Technology (ICT) in order to increase the validity and reliability of tests. The main purpose is to present conceptions about Universal Design and to analyze its possibilities in assessment of learning. Based on this challenge, Michel Russell e Peter Airasian (2014) among others proposed a theoretical framework to this study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDesign universalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectUniversal designpt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.titleDesign universal para a avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs contribuições do Design Universal para a Educação não se restringem à adequação físico-arquitetônica das escolas, mas avançaram no campo da avaliação educacional pela natureza da aplicabilidade a qualquer área, em quaisquer contextos, mesmo complexos como a sala de aula. A abordagem conceitual dos princípios do Design Universal é a temática desse artigo, bem como a aplicação na avaliação e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aumentar a validade e confiabilidade das provas. O objetivo é apresentar pressupostos em torno do Design Universal e analisar possibilidades de aplicação na avaliação da aprendizagem. A partir desse desafio, buscou-se um conjunto de teóricos, especialmente no que diz respeito ao pensamento de Michel Russell e Peter Airasian (2014) na obra Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações.pt_BR
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