Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36143
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação escolar: intervenções pedagógicas necessárias
Autor(es): Rodrigues, Maria Euzimar Nunes
Diógenes, Isabel Guimarães
Pisandelli, Gloria Maria Verissimo Lopes
Palavras-chave: Avaliação escolar;Ensino e aprendizagem;Prática Pedagógica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Rodrigues, M. E. N.; Diógenes, I. G.; Pisandelli, G. M. V. L (2016)
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as funções da avaliação no processo de ensino-aprendizagem aplicadas aos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental e as intervenções realizadas pelos professores que atuam nessa série, após analisarem e estudarem os dados gerados por essas avaliações, através da descrição e comparação dos objetivos de cada avaliação, discutindo a postura do educador como avaliador e as possibilidades de mediação frente a essa nova concepção avaliativa, onde a avaliação escolar passa a ser compreendida como ferramenta que possibilite diagnosticar e realizar as intervenções pedagógicas, favorecendo mudanças aos alunos, enquanto sujeitos sociais e que, esse processo seja marcado pela lógica do diálogo, da participação e da construção da autonomia, com o intuito de perceber suas perspectivas para a educação e a sociedade, segundo os fundamentos teóricos de Luckesi (2002); Perrenoud (1999); Benevides e Viana(2010); Hadyt (1988); Morais (2011); Libâneo (1994) e outros estudiosos do tema. Dentro de uma conjuntura histórica, a concepção de avaliação nos remete à ideia de provas, atribuição de notas, aprovação e reprovação. Nesta visão tradicional e anacrônica, a educação é compreendida como transmissão de conteúdos lineares e a avaliação, como instrumento para medir a aprendizagem cognitiva, desconsiderando, inclusive, os conhecimentos prévios dos estudantes. Contudo, a partir de um novo cenário educacional, percebe-se uma ruptura desse modelo instituído através dos tempos, e em uma nova perspectiva, a avaliação passa a ter o sentido de orientar, planejar e replanejar as ações voltadas para o ensino aprendizagem.
Abstract: The purpose of this article is to analyze the evaluation functions in the teaching-learning process applied to the students of the 2nd Year of Primary Education and the interventions made by the teachers who work in this series, after analyzing and studying the data generated by these evaluations through the description And comparing the objectives of each evaluation, discussing the educators position as evaluator and the possibilities of mediation in front of this new conception of evaluation, where the school evaluation is understood as a tool that allows diagnosing and carrying out the pedagogical interventions, favoring changes to the students, as social subjects and that this process is marked by the logic of dialogue, participation and the construction of autonomy in order to perceive its perspectives for education and society, according to the theoretical foundations of Luckesi (2002); Perrenoud (1999); Benevides and Viana (2010); Hadyt (1988); Morais (2011); Libâneo (1994 and other scholars of the subject. Within a historical context, the concept of evaluation refers us to the idea of proof, assignment of marks, approval and disapproval. In this traditional and anachronistic view, education is understood as the transmission of linear contents and evaluation, as an instrument to measure cognitive learning, even ignoring previous students; knowledge. However, from a new educational scenario, one can perceive a rupture of this model instituted through the ages and, in a new perspective, the evaluation starts to have the sense of orienting, planning and re planning the actions focused on teaching learning.
Descrição: RODRIGUES, Maria Euzimar Nunes; DIÓGENES , Isabel Guimarães ; PISANDELLI, Gloria Maria Verissimo Lopes. Avaliação escolar: intervenções pedagógicas necessárias. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 363-375.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36143
ISBN: 978 85 8126 158 4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_menrodriguesigdiogenesgmvlpisandelli.pdf175,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.