Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zylberberg, Tatiana Passos | - |
dc.contributor.author | Lima, Patrícia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T20:28:12Z | - |
dc.date.available | 2018-10-01T20:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_pclima.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.