Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36101
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O desafio de avaliar na educação infantil: reflexões sobre a prática |
Authors: | Furtado, Ana Paula Azevedo Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa |
Keywords: | Avaliação da Educação Escolar;Educação Infantil;Prática docente |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | Furtado, A. P. A.; Paiva, A. C. S. S. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir concepções e práticas de avaliação na Educação Infantil brasileira e está vinculado a uma pesquisa de dissertação que visou contribuir com a promoção da qualidade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplos, realizada em seis instituições públicas do município de Fortaleza – Ceará. A perspectiva teórica trata a avaliação como processo contínuo de acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e que deve ter como foco principal propiciar reflexão sobre a prática docente, conforme Hoffmann (2012), entre outros. A análise dos dados mostrou que o papel que as avaliações desempenham nas práticas das professoras mostra-se ora compatível com as ideias preconizadas nos documentos que normatizam e orientam a Educação Infantil, como avaliar para conhecer a criança e replanejar ou avaliar o próprio trabalho; ora contraditório, como avaliar seguindo pontos pré-estabelecidos ou ainda avaliar com caráter classificatório. Algumas das concepções encontradas são preocupantes, enquanto outras denotam avanços no entendimento sobre a avaliação como ferramenta necessária para a efetivação de práticas cotidianas significativas para as crianças. Nesse sentido, propomos uma reflexão em torno das práticas de avaliação adotadas atualmente, com o intuito de identificar suas limitações e progressos, ampliando a busca pela qualidade da educação oferecida nas escolas públicas. |
Abstract: | This article aims to present and discuss concepts and practices of assessment in Brazilian Early Childhood Education and is linked to a research dissertation, which aimed to contribute with the promotion of quality in Early Childhood Education. The article is about a qualitative research work, using the multiple case studies method, undertaken in six public institutions of the city of Fortaleza-Ceará. The theoretical perspective treats the assessment as a continuous process of monitoring the child development and learning and its primary focus is to provide reflections on the teaching practice, according to Hoffmann (2012), among others. The data analysis showed that the role of the assessments play in the teachers’ practices is at times compatible with the ideas announced on documents that normalize and guide the Children Education, such as assess in order to know the child and replan or evaluate their own work, and at times contradictory, such as assess following predetermined points or even assess with classificatory purposes. Some of the conceptions found are worrying, while others show advances in the understandment about assessment as a necessary tool to establishing meaning everyday practices to children. In this sense, it is proposed a reflection on practices of assessment nowadays, with the purpose of identifying their limitations and progress, broadening the search for quality provided to Early Childhood Education in public schools. |
Description: | FURTADO, Ana Paula Azevedo; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. O desafio de avaliar na educação infantil: reflexões sobre a prática. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 37-57. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36101 |
ISBN: | 978 85 8126 158 4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_apafurtadoacspaiva.pdf | 222,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.