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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante Junior, Francisco Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Liliann Keylla De Freitas-
dc.date.accessioned2018-09-28T21:02:17Z-
dc.date.available2018-09-28T21:02:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Liliann Keylla De Freitas. Gênero e sexualidades na escola: temas transversais nas Aulas de educação física escolar sob o olhar das (os) Estudantes. 2016. 39 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36077-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGênero e sexualidades na escola: temas transversais nas Aulas de educação física escolar sob o olhar das (os) Estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve como objetivo verificar e analisar como ocorrem as relações entre os temas transversais identidades de gênero e as orientações sexuais nas aulas de Educação Física, a partir das perspectivas das (os) estudantes, para compreender a importância das vivências da disciplina e dos esportes como parte importante do desenvolvimento psicológico e social de crianças e adolescentes no contexto escolar. Com o intuído de realizar um debate mais ampliado que priorizam informações, reações e sentimentos que representem a realidade, e, pela dificuldade em abordar os referidos temas na escola, realizou-se uma pesquisa exploratória utilizando-se da metodologia do Grupo Focal (GF), com quatro grupos formados de discussões. Cada grupo teve entre oito e dez estudantes, pertencentes aos primeiros e segundos anos do ensino médio de uma escola pública na cidade de Fortaleza. Os grupos focais seguiram um roteiro pré-definido que incitou as (os) estudantes a exporem as suas ideias e suas compreensões acerca dos dois temas transversais em foco e suas implicações no cotidiano das aulas de Educação Física e práticas esportivas. Constatou-se que os temas relativos à identidades de gênero e às orientações sexuais não integram os conteúdos teóricos e nem as intervenções práticas das aulas de Educação Física. Os relatos das experiências das (os) estudantes evidenciaram que situações de constrangimento e preconceito referentes à orientação sexual e as identidades de gênero estão presentes nas práticas da disciplina de Educação Física e o silêncio acerca destes contribui para a falha ou a falta de entendimento das (os) estudantes sobre estas questões e tudo o que a elas segue implicado, revelando não somente os seus problemas e suas dificuldades, mas, também, ressaltando a necessidade de abordá-los no currículo da Educação Física escolarpt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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