Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro de-
dc.contributor.authorForte, Felipe Amorim-
dc.date.accessioned2018-09-27T23:38:26Z-
dc.date.available2018-09-27T23:38:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFORTE, Felipe Amorim. A educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básica. 2016. 71 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36023-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola.pt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.titleA educação física no ensino fundamental i: um olhar dos gestores da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa é um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física no instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve como justificativa nossa inquietação que surgiu durante a realização do estágio no ensino fundamental I, quando observamos que poucas escolas desse nível de ensino tinha profissional qualificado de Educação Física intervindo na disciplina. A investigação aqui apresentada teve como objetivo analisar o olhar dos gestores de escolas públicas sobre a educação física no ensino fundamental I. Para sua realização foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi construído um questionário com sete perguntas abertas relacionadas ao tema desse trabalho, as respostas obtidas nele foram submetidas a uma análise de conteúdo. Participaram do estudo dez gestores, oito diretores e dois coordenadores de nove escolas da regional III de Fortaleza. Com a análise dos dados coletados, foi constatado indícios de uma situação problemática quanto à atuação dos professores formados em educação física nos primeiros anos do ensino fundamental, pois apesar dessa disciplina ser obrigatória para esse nível de ensino, dificilmente é utilizada de forma sistematizada e ministrada por profissionais com formação específica na área. Apesar do fato anterior, os gestores das escolas participantes do estudo mostraram conhecimento sobre a importância da área para o ensino fundamental I, oferecendo respostas que se enquadram na literatura e reconheceram a necessidade de se ter profissionais específicos da educação física por conta de diversos fatores, estando entre estes o conhecimento específico. Neste estudo os gestores apontaram: a necessidade de melhorias na estrutura das escolas, a qualificação profissional, o planejamento e a criatividade, interdisciplinaridade, valorização profissional e maior interesse dos professores, para proporcionar uma educação física de qualidade na escola. Este trabalho foi altamente relevante, pois possibilitou entender o olhar do gestor sobre a educação física, neste sentido, construindo conteúdos significativos que possam servir como parâmetro para os profissionais da área, assim como para estudiosos que queiram aprofundar a pesquisa e analisar outras variáveis relacionadaspt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_faforte.pdf481,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.