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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Luciana Catunda-
dc.contributor.authorLins, Levi Cavalcante Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-09-25T12:19:42Z-
dc.date.available2018-09-25T12:19:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLINS, Levi Cavalcante Ribeiro. Relação entre aptidão física relacionada à saúde e o estado nutricional de escolares do ensino fundamental II de uma escola pública de Fortaleza. 2015. 52 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35898-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectensino da saúdept_BR
dc.subjectaptidão física PROESP-BRpt_BR
dc.titleRelação entre aptidão física relacionada à saúde e o estado nutricional de escolares do ensino fundamental II de uma escola pública de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Física (EF), que é uma disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio, costuma instigar muitos debates quando se indaga seus objetivos e, principalmente, os conteúdos a serem ministrados. E nesse contexto, existem os conteúdos mais práticos, mais críticos e de cunho pedagógico, e os relacionados ao ensino da saúde, sendo esse último de grande relevância, pois é elevada a prevalência de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade. Além disso, devem ser desenvolvidas as aptidões físicas relacionadas à saúde nos escolares a fim de amenizar os riscos de DCNT. Dessa forma, objetiva-se avaliar a relação entre aptidão física relacionada à saúde e o estado nutricional de escolares do ensino fundamental II de uma escola pública de Fortaleza. A pesquisa foi realizada com alunos da escola da Polícia Militar da cidade de Fortaleza, do Ensino Fundamental II. Os critérios de inclusão foram que os alunos estivessem matriculados na escola e pertencessem as turmas participantes e que entregassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo responsável. No dia da coleta de dados, os alunos foram levados em pequenos grupos ao local da coleta e foram submetidos aos testes de aptidão física relacionada a saúde conforme a bateria do PROESP –BR. A idade média dos alunos participantes foi de 12,42 ± 0,999, sendo 34 (51,5%) do sexo masculino e 32 (48,5%) do sexo feminino, totalizando 66 alunos de 11 à 15 anos de idade. A maioria dos alunos está no padrão normal de estado nutricional (57,6%), com prevalência de 12,1% de obesos. Quanto a aptidão física cardiorrespiratória a maioria está incluso na zona de risco à saúde. Já nas aptidões resistência muscular e flexibilidade, houve uma semelhança no resultado entre as zonas saudáveis e de risco. Quanto à associação do estado nutricional por meio do IMC com a aptidão cardiorrespiratória, identificou-se que a maioria dos alunos com sobrepeso e obesidade encontra-se zona de risco à saúde, com associação estatisticamente significativa. Obtendo uma associação estatisticamente significativa, a maioria dos alunos com “sobrepeso” e “obesidade” também fazem parte dos que estão na zona de risco à saúde. Já na associação do estado nutricional por meio do IMC com a flexibilidade, não se obteve resultado estatisticamente significativo. Quanto à comparação das aptidões físicas entre os sexos dos alunos, identificou-se uma semelhança, e assim, estatisticamente não significativa. Os resultados permitem concluir que essas valências não estão sendo desenvolvidas nas aulas de Educação Física, pois existiu alta prevalência nos valores classificados como zona de risco à saúde e que o estado nutricional pode influenciar as aptidões físicaspt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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