Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorVieira, Wesley Linhares-
dc.date.accessioned2018-09-25T12:19:05Z-
dc.date.available2018-09-25T12:19:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIEIRA, Wesley Linhares. A comunidade discursiva dos booktubers: percursos de análise de comunidades virtuais. 2018. 108f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35897-
dc.description.abstractIn this research, the theoretical-methodological proposal from John M. Swales (1990; 1992; 1998) was used for the analysis of discourse communities, and the methodological perspectives of virtual ethnography (HINE, 2000) with the intention of understanding the communicative singularity of the booktube group. Hence, the theoretical approach chosen assumes that the production of a genre is intrinsically related to the social and historical conditions in which the users and producers are inserted. As for the notion of what a discourse community is, we rely, theoretically, on Swales (1990; 1992; 1998), the author who investigated the necessary criteria for a group to be classified as a discourse community. We also relied on the studies conducted by Biasi-Rodrigues (1998), Bernardino (2000), Araújo (2003), Gaede (2003), Catunda (2004) and Lima (2008) in order to understand how a community whose practices are born on the web is different from those studied by these authors. Concerning the methodology used, we applied the principles of the virtual ethnography from Hine (2000), which considers that the study of events that take place on the internet benefit the comprehension of individuals and their practices. Thus, we initially analysed one hundred (100) booktube channels and identified three (03): two (02) experienced booktubers and one (01) beginner, from whom we extracted the necessary netnographic materials to better understand the complexity of this virtual group, aim of this research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidade discursivapt_BR
dc.subjectBooktuberspt_BR
dc.subjectBookTubept_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectVideoresenhaspt_BR
dc.titleA comunidade discursiva dos booktubers: percursos de análise de comunidades virtuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste estudo, adotamos a proposta teórico-metodológica de John M. Swales (1990; 1992; 1998) para análise de comunidades discursivas e as perspectivas metodológicas da etnografia virtual (HINE, 2000), no intuito de compreendermos a singularidade comunicativa do grupo BookTube. Neste sentido, o percurso teórico escolhido entende que a produção de um gênero está intrinsecamente relacionada com as condições sociais e históricas nas quais os usuários e produtores estão inseridos. No que tange à noção de comunidade discursiva, apoiamo-nos, teoricamente, em Swales (1990; 1992; 1998), autor que investigou os critérios necessários para que um grupo possa ser entendido como uma comunidade discursiva. Pautamo-nos, ainda, nos estudos realizados por Biasi-Rodrigues (1998), Bernardino (2000), Araújo (2003), Gaede (2003), Catunda (2004) e Lima (2008) a fim de compreendermos de que modo uma comunidade cujas práticas florescem na web se diferencia daquelas estudadas por esses autores. No que concerne à metodologia empregada, utilizamo-nos dos princípios da etnografia virtual de Hine (2000), a qual entende que os estudos dos eventos espraiados na internet favorecem a compreensão dos indivíduos e das práticas desenvolvidas por eles. Com isso, analisamos, de início, 100 (cem) canais de booktubers, os quais possibilitaram a identificação de três (03) canais: dois (02) de booktubers experientes e um (01) de booktuber iniciante, a partir dos quais extraímos os materiais netnográficos necessários para compreendermos a complexidade do grupo virtual objeto desta pesquisa. O estudo evidenciou as especificidades da comunidade BookTube e concluiu que, embora as atividades sejam realizadas na virtualidade, os critérios são preenchidos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_wlvieira.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.