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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniel Barboza-
dc.contributor.authorSouza, Sara Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-09-24T17:11:42Z-
dc.date.available2018-09-24T17:11:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Sara Ferreira de. O ambiente empresarial e a estratégia competitiva nas academias de ginástica: um estudo de caso. 2017. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35868-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the use of marketing strategies in the gymnastics and bodybuilding sector, located in Fortaleza/CE. For this purpose, the concept of business strategy was revised, as well as an explanation of the competitive forces that shape the strategies and the main models of marketing strategies. In the methodological perspective, the data was collected through answers obtained through the application of a questionnaire to the managers/administrators of eight gyms in Fortaleza/CE. The research showed aspects, such as: characteristics of the companies; Porter's five forces analysis (1986), and how such forces affect business; Porter's (1986) generic strategies and the techniques of environmental analysis. With the research result, we can conclude that the business environment of gymnasiums has high competition, requiring managers to position themselves and seek a differential that is valued by the client, in order not to lose space in the market in which they operate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectModelo de Porterpt_BR
dc.subjectAcademias de Ginástica e Musculaçãopt_BR
dc.titleO ambiente empresarial e a estratégia competitiva nas academias de ginástica: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo verificar a utilização de estratégias de marketing no setor das academias de ginástica e musculação, situadas em Fortaleza/CE. Com esse intuito, foi revisto o conceito referente à estratégia empresarial, bem como explanado sobre as forças competitivas que moldam as estratégias e os principais modelos de estratégias de marketing. Na perspectiva metodológica, os dados foram coletados através de respostas obtidas pela aplicação de um questionário aos gerentes/administradores de oito academias de Fortaleza/CE. A pesquisa permitiu verificar aspectos, tais como: características das empresas; as cinco forças de Porter (1986), e como tais forças afetam o negócio; as estratégias genéricas de Porter (1986) e as técnicas de análise ambiental. Com o resultado da pesquisa, podemos concluir que o ambiente empresarial das academias de ginástica possui alta concorrência, exigindo que os gestores se posicionem e busquem um diferencial que seja valorizado pelo cliente, a fim de não perderem espaço no mercado em que atuam.pt_BR
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