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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35610
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da supervisão acadêmica |
Autor(es): | Almeida, Erika Rodrigues de Martins, Adriano Ferreira Macedo, Harineide Madeira Penha, Rodrigo Chávez |
Palavras-chave: | Consórcios de Saúde;Atenção Primária à Saúde;Saúde Mental |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Interface: comunicação, saúde, educação |
Citação: | ALMEIDA, E. R. Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica. Interface, Botucatu, v. 1, p. 1-7, 2017. |
Resumo: | A carência de médicos no Brasil tem sido minimizada por meio do Programa Mais Médicos. Durante a permanência no programa, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, como a Supervisão Acadêmica, por meio da qual é concedido apoio pedagógico para o fortalecimento de habilidades e competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Em 2015, foram realizadas visitas in loco e atividades longitudinais de supervisão, além de encontros locorregionais, nos quais foram abordadas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, às doenças tropicais negligenciadas, ao panorama do programa, à Saúde Mental e ao processo de trabalho na Atenção Básica. O elenco desses conteúdos converge com o perfil epidemiológico prevalente na população, bem como com a dinâmica de trabalho na Atenção Básica. Assim, a Supervisão Acadêmica tem se mostrado uma ferramenta potente para a qualificação do programa e da Atenção Básica. |
Abstract: | The shortage of physicians in Brazil has been alleviated by the More Doctors Program. As part of the program, physicians participate in professional enhancement processes, such as Academic Supervision, through which pedagogical support is given to strengthen the necessary skills and competencies for working in primary care. In 2015, on-site visits and longitudinal supervisory activities took place, in addition to regional meetings, which addressed topics related to noncommunicable chronic diseases, neglected tropical diseases, an overview of the program, Mental Health, and Primary Care work processes. This list of themes is consistent with the prevalent epidemiological profile of the population, as well as work dynamics in primary care. In short, Academic Supervision has proven to be a powerful tool for the program qualification and Primary Care. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35610 |
ISSN: | 1414-3283 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Artigo publicado em revista científica |
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