Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3539
Tipo: Tese
Título: O violão clube do Ceará: hábitus e formação musical
Título em inglês: The guitar club Ceará: habitus and musical training
Autor(es): Costa, Marco Túlio Ferreira da
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho de
Palavras-chave: Music in Fortaleza;Artistic Field;Habitus;Guitar Club;Violão Clube do Ceará;Campo Artístico;Clube do Violão;Violão - Estudo e Ensino;Violão Clube do Ceará - História e Crítica;Música - Estudo e Ensino – Fortaleza (CE);Educação Musical;Cultura e Educação;Artes - Estudo e Ensino – Fortaleza (CE)
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: COSTA, M. T. F. ; ALBUQUERQUE, L. B. (2010)
Resumo: No período de 1945 a 1962, um grupo de violonistas, com o intuito exclusivo de executar música ao violão, formou em Fortaleza, o Violão Clube do Ceará. Esta tese pretende ancorada numa abordagem inspirada nos conceitos de habitus, campo e capital, de Pierre Bourdieu, compreender os processos que possibilitaram o surgimento dessa instituição no cenário musical de Fortaleza. A caracterização do discurso dos agentes que atuaram na constituição do campo musical e na realização do habitus musical do Violão Clube do Ceará; os mecanismos usados por esses para legitimar suas práticas de formação musical; as trajetórias formativas de seus principais integrantes; as coincidências e convergências entre ideias, espaço de convivência, héxis corporal, repertório musical, valores, crenças, atitudes e opiniões que levam a se compreender como ocorreu o processo musical que levou à formação do Violão Clube do Ceará. Procedimentos metodológicos como o questionário, a entrevista semi estruturada e a análise documental sobre gravações em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, noticias de jornal e atas de reunião possibilitaram a coleta de dados com os quais se trabalhaou na direção de revelar o significado e a importância do Violão Clube do Ceará no campo artístico de uma Fortaleza que começava a acelerar seu ritmo de urbanização e cosmopolitismo.
Abstract: In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of Pierre Bourdieu. Aims also the characterization of the speech of agents that have established the musical field and the habitus of VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ;. the mechanisms used by these musicians to legitimize their musical practices;. the musical trajectories of their main members; and. the convergence of ideas, living space, body hexis, musical repertoire, values, beliefs, attitudes and opinions that led the formation process of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ. The methodological procedures here used were questionnaires, semi structured interviews and documentary analysis of recordings, LPs, CDs, cassettes, notes, news, newspaper and meeting minutes; they allowed the collection of data with which we work to reveal the meaning and importance of the VIOLÃO CLUBE DO CEARÁ in the artistic field of Fortaleza as the city accelerate its urbanization.
Descrição: COSTA, Marco Túlio Ferreira da. O Violão Clube do Ceará: hábitus e formação musical. 2010. 187f. Tese (Doutorado em Educação ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3539
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Tese_MTFCosta.pdf13,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.