Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCallado, Marcelo de Castro-
dc.contributor.authorFrota, Sabrina Alves-
dc.date.accessioned2018-08-27T17:18:31Z-
dc.date.available2018-08-27T17:18:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFROTA, Sabrina Alves. Análise do impacto da escolaridade sobre a produtividade do trabalho. 2015. 50 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35169-
dc.description.abstractThis study verified the existence of the influence of increased education on labor productivity. Was used for this analysis, Brazil numbers during the years 1970 to 2013 taken from the sites The Conference Board Total Economy Database, for productivity performance, and Gapminder to the situation of the middle school. We used the simple linear regression method with two variables and Ordinary Least Squares (OLS). The results showed that the relationship between these two variables is quite significant and there is a positive correlation, the return of schooling for the production increase is quite substantial showing that an increase of one year in education occurs at an average elevation of 70 % in the income of a worker. Thus, it was verified the importance of investment in education to achieve increases in productivity and thus raise the quality of life of the population through a will long-term economic growth.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectEducação - Indicadorespt_BR
dc.subjectProdutividade do trabalhopt_BR
dc.titleAnálise do impacto da escolaridade sobre a produtividade do trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo verificou a existência da influência do aumento da escolaridade na produtividade do trabalho. Foi utilizado para essa análise, dados do Brasil durante os anos de 1970 à 2013 extraídos dos sites The Conference Board Total Economy Database, para o desempenho da produtividade, e Gapminder para a situação da escolaridade média. Utilizou-se o método de regressão linear simples, com duas variáveis e Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados evidenciaram que, a relação entre essas duas variáveis é bastante significativa e existe uma correlação positiva, ou seja, o retorno da escolaridade para o aumento produtivo é bastante considerável mostrando que um aumento de um ano na escolaridade ocorre uma elevação em média de 70% no rendimento de um trabalhador. Com isso, foi verificada a importância do investimento em educação para o alcance de aumentos na produtividade e dessa forma, elevar a qualidade de vida da população através de um crescimento econômico á longo prazo.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_safrota.pdf842,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.