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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVidal, Creto Augusto-
dc.contributor.authorQueiroz, Ricardo Bustamante de-
dc.date.accessioned2018-08-27T16:11:05Z-
dc.date.available2018-08-27T16:11:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Ricardo Bustamante de. Técnicas de visão panorâmica e de percepção de densidade para modelos de simulação de multidão baseados em visão sintética. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35152-
dc.description.abstractCrowd simulation is important in a wide variety of virtual reality applications, since the existence of avatars capable of behaving like a real crowd improves the user’s immersion sense. Recently, models to simulate crowds with characters that have visual perception, for being equipped with a synthetic vision system, have brought interesting results in terms of naturality in which the characters move themselves through the environment. In this work, two new functionalities for the virtual characters synthetic vision systems are proposed: the first is the substitution of the planar projection, originally used for the vision of the agents, for a technique that renders panoramic scenes using slices, to allow field of views with angles greater than 180º. The impact of this change is evaluated both on the performance of the implementation, but also how it changes the behavior of the agent. The second addition is the perception of density of crowds over the gradient-based model. A comparative study is performed over this model with the existing technique.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulação de multidãopt_BR
dc.subjectVisão sintéticapt_BR
dc.subjectPrevenção de colisãopt_BR
dc.titleTécnicas de visão panorâmica e de percepção de densidade para modelos de simulação de multidão baseados em visão sintética.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCavalcante Neto, Joaquim Bento-
dc.description.abstract-ptbrSimular multidões é algo muito importante em uma grande variedade de aplicações de realidade virtual, pois a existência de avatares capazes de se comportar como uma multidão real melhora o senso de imersão dos usuários. Recentemente, modelos para simular multidões com personagens que possuem percepção visual, por serem equipados com um sistema de sensor visual sintético, têm trazido resultados interessantes em termos da naturalidade em que os personagens se locomovem em seu ambiente. Nesse trabalho, são propostas duas novas funcionalidades ao sistema visual dos personagens: a primeira é a substituição da projeção planar, originalmente proposta nos modelos para a visão dos agentes, por uma técnica de renderização de cenas panorâmicas, baseada em fatias, para permitir ângulos de abertura do campo de visão maiores que 180º. São avaliados os impactos da inclusão da técnica tanto em termos do desempenho do algoritmo como no comportamento do agente. A segunda é a adição da percepção de densidade de multidões no modelo de direção baseado em gradiente. Um estudo comparativo é feito sobre esse modelo adaptado com outra técnica existente.pt_BR
dc.title.enPanoramic vision and density perception techniques for crowd simulations models based on synthetic vision.pt_BR
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