Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35125
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo de caso sobre a concentração industrial decorrente da entrada da Hyundai no setor automotivo brasileiro |
Autor(es): | Souza Filho, José Airton de |
Orientador: | Souza, Sérgio Aquino de |
Palavras-chave: | Concentração industrial;Indústria automobilística - Brasil |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SOUZA FILHO, José Airton de. Um estudo de caso sobre a concentração industrial decorrente da entrada da Hyundai no setor automotivo brasileiro. 2015. 42 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015. |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo discorrer sobre o setor automotivo brasileiro, tendo como objeto de análise a concentração industrial do setor e os efeitos econômicos que isso implicará a partir da entrada da empresa Hyundai no mercado de automóveis no Brasil. Os principais resultados apontam que a estrutura de mercado avaliada é um oligopólio. Para a confirmação desta afirmação, foi realizado um estudo acerca da evolução do índice de concentração mensurado pelo índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e do poder de mercado calculado pelo índice de Lerner do setor automotivo. É importante também relacionar esses dois índices com a elasticidade, para isso foi utilizado o modelo geral de Cournot. Por fim, para remover o efeito isolado na redução desses índices, foi feita uma simulação, mostrando como o mercado se comportaria sem a presença da empresa. Analisando os resultados obtidos, observa-se que o poder de mercado, após a entrada da Hyundai, reduziu 33,5%, enquanto que no contrafactual houve uma redução de 21,2%. Assim, o impacto econômico da entrada da empresa foi de 12,3%. Logo, pode-se afirmar que o ingresso da Hyundai teve um efeito positivo, visto que acarretou em uma redução da concentração, proporcionando, assim, uma queda do poder de mercado no setor automotivo brasileiro, beneficiando o consumidor final. |
Abstract: | This paper aims to discuss the Brazilian automotive industry with the object of analysis the industrial concentration of the sector and the economic effects that will result from the entry of the company in the Hyundai passenger cars market in Brazil. The main results show that the structure of assessed market is an oligopoly. For this statement to be true, a study was conducted about the evolution of the concentration index measured by Herfindahl index (HHI) and market power calculated by the Lerner index in the automotive sector. It is also important to relate these two indices with the elasticity to it the general Cournot model was used. Finally, to remove the isolated effect in reducing these rates, a simulation was made, showing how the market would behave without the presence of the company. Market power, after the entry of Hyundai, decreased 33,5% while the counterfactual decreased 21,2% by only Thus, the economic impact of the entry of the company was 12,3%. Thus, we can conclude that the entry of Hyundai had a positive effect, since there was a reduction in the concentration and the consequent decline of market power in the domestic airline industry, thus benefiting consumers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35125 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_jasouzafilho.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.