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Tipo: TCC
Título: Estudo de viabilidade da adesão do METROFOR ao mercado livre de energia
Autor(es): Sampaio, Maria Yasmin Almeida
Orientador: Melo, Lucas Silveira
Coorientador: Sampaio, Raimundo Furtado
Palavras-chave: Mercado livre de energia;Viabilidade econômica;Procedimento de adesão ao ACL;Transporte metroviário
Data do documento: 2018
Citação: SAMPAIO, Maria Yasmin Almeida Sampaio. Estudo de viabilidade da adesão do METROFOR ao mercado livre de energia. 2018. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de viabilidade da adesão Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) ao Mercado Livre de Energia MLE). Inicialmente são descritas as duas formas de contratação energia atualmente em vigor no Brasil, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o Regulado ACR), bem como os requisitos para participar de cada mercado, dando maior ênfase ao primeiro, visto que é o foco deste trabalho. Em seguida feita uma apresentação do METROFOR, empresa administradora do sistema de transporte metroviário no estado Ceará, com o detalhamento de seu sistema elétrico e modelo atual contratação energia, dando maior ênfase à linha Sul, única que atende aos requisitos para participar do ACL. Com as informações a respeito do sistema elétrico do METROFOR, são analisadas as simulações de faturamento no MLE realizadas por duas empresas comercializadoras de energia, a partir das quais infere-se a estimativa de economia proveniente da migração em diferentes momentos. Por fim, são discutidos os pontos mais relevantes no procedimento para a mudança de ambiente de contratação e os entraves burocráticos correspondentes, concluindo com a estimação de uma programação para as próximas etapas do processo.
Abstract: This bachelor thesis presents a feasibility analysis of the adhesion of Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) to the Free Energy Market. Initially, the two contracted forms of energy currently existent in Brazil, the Free Contract Framework and the Regulated Contracting Framework are described, as well as the requirements to participate in each market, with more emphasis to the first, the focus of this work. METROFOR is therefore presented, the company manager of the subway transportation system in Ceará, detailing some caracteristics of its electrical system and current model of energy contracting, giving more emphasis to the South line, which only meets the requirements to participate of the Free Energy Market. With the information about the METROFOR electrical system, we analyze the billing simulations carried out by two energy trading companies, from which we infer the estimated economy from the migration at different times. Finally, the most relevant points in the procedure for changing the contracting framework and others bureaucratic obstacles are discussed, concluding with an estimative of the next stages of the process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35074
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