Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35053
Type: TCC
Title: Projeto de eficiência energética aplicado em escolas públicas do estado Ceará: metodologia, aplicação e análise de cenários
Authors: Lima, Celina Morais
Advisor: Cavalcante Neto, Tomaz Nunes
Keywords: Eficiência energética;Diagnóstico energético;Escolas públicas
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Celina Morais. Projeto de eficiência energética aplicado em escolas públicas do estado Ceará: metodologia, aplicação e análise de cenários. 2018. 106 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho propõe expor uma metodologia que foi aplicada em um projeto de eficiência energética financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, no âmbito do serviço público, no caso cinco escolas públicas do estado do Ceará. Conceitos iniciais de eficiência energética são apresentados, fazendo uma breve descrição da norma de procedimentos de eficiência Energética, o PROPEE, elaborada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. Tais conceitos têm a finalidade de embasar a proposição da metodologia e análises de dados em projetos de eficiência energética, discutidos aqui neste trabalho. A metodologia está muito pautada em diagnósticos energéticos que visam determinar o potencial de economia de energia e viabilidade financeira do projeto de eficiência. O projeto de Eficiência Energética foi aplicado em cinco escolas públicas do estado do Ceará no ano de 2013-2014. Dados foram levantados, tratados e analisados para se determinar o potencial de economia de energia nessas instalaçãoes bem como a atratividade financeira do projeto empregado. Para se fazer essas análises foram realizadas visitas técnicas a essas escolas com o intuito de se realizar medições nas instalações elétricas, levantamento dos dados de iluminação, ar condicionado e rotinas de funcionamento das escolas. Após o tratamento e análise desses dados, algumas medidas de intervenção foram propostas, tais como retrofit dos sistemas de iluminação e climatização das escolas, como também medidas de sensibilização, tais como treinamentos, capacitação e palestras sobre o uso consciente de energia elétrica. Cenários de estudos foram simulados para se prever economias de energia.
Abstract: The purpose of this study is to describe the methodology used in an energy efficiency project financed by National Council for Scientific and Technological Development - CNPq that was applied in five public schools in the state of Ceará. Basic concepts of energy efficiency are presented with a brief description of the standard of procedures of Energy efficiency, PROPEE, made by the National Agency of Electric Energy, ANEEL. These concepts are used to support the proposal of methodology and data analysis shown in this study. The methodology strongly rely on energy diagnostics that aim to determine the energy saving potential and the financial feasibility of the project. The energy efficiency project ran from 2013 to 2014 being applied in five public schools of the state of Ceará. During this period, sets of data were collected, transformed and analyzed in order to find these facilities energy saving potential as well as the financial attractiveness of the project. In order to implement these analysis, visits were made to the schools in order to take measurements on the electrical installations and collect data regarding illumination, air-conditioning and daily working routines of the school. After collection and data analysis, improvement actions were suggested. Actions such as retrofit of the illumination and air-conditioning systems, as well as training and capacitation of the staff regarding energy conscious consumption. Scenarios of studies were simulated to predict energy savings.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35053
Appears in Collections:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_cmlima.pdf3,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.