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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35020
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação e análise de metodologia de posicionamento eficiente de dispositivos de proteção e manobra em rede aérea de média tensão |
Autor(es): | Veras, Maria Letícia de Araújo |
Orientador: | Melo, Lucas Silveira |
Palavras-chave: | DMA;FEC;Eficientização de alocação |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | VERAS, Maria Letícia de Araújo. Aplicação e análise de metodologia de posicionamento eficiente de dispositivos de proteção e manobra em rede aérea de média tensão. 2017. 102 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017. |
Resumo: | A busca por energia elétrica com qualidade cresce cada vez mais com o passar dos anos em decorrência do desenvolvimento de novas tecnologias. As distribuidoras de energia elétrica necessitam que seu sistema de fornecimento seja protegido contra faltas visando atender aos seus consumidores e aos requisitos estabelecidos nos procedimentos de redes de distribuição (PRODIST), visto que as concessionárias devem apresentar indicadores de qualidade dentro dos padrões impostos pela ANEEL para atuarem no mercado de energia elétrica. Para a proteção de redes aéreas de média tensão, faz-se uso de equipamentos de proteção e manobra que possibilitem ao sistema operar de forma a melhorar a sua confiabilidade. A disposição destes equipamentos ao longo da rede aérea de média tensão é essencial para a redução do número de clientes afetados devido à faltas,e por consequência, redução do indicador FEC. Com isto, surge a necessidade de sistemas de alocação eficientes de instalação para os equipamentos de proteção e manobra. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho aplica uma metodologia de desempenho máximo de um alimentador (DMA) para eficientização dos sistemas de proteção e manobra (DPM) de uma rede aérea de média tensão (MT). A metodologia proposta abrange o desenvolvimento de um algoritmo em linguagem de programação Python, considerando os parâmetros de quantidade de clientes protegidos e detecção de faltas em um trecho do alimentador. Os resultados obtidos através do algoritmo desenvolvido serão utilizados para a realização de um comparativo entre a disposição de dispositivos proposta pela concessionária e a proposta neste trabalho, a fim de apresentar um sistema de alocação eficiente para os equipamentos de proteção e manobra, obtido com maior velocidade. Os resultados obtidos apresentarão uma redução do indicador FEC. |
Abstract: | The search for quality electric energy is growing more and more over the years as a result of the development of new technologies. The electricity distributors need their supply system to be protected against faults in order to meet their consumers and the requirements established in the distribution network procedures (PRODIST), since the concessionaires must present quality indicators within the standards imposed by ANEEL to in the electricity market. For the protection of medium voltage aerial networks, use is made of protection and maneuver equipment that enable the system to operate in a way that improves its reliability. The arrangement of these equipments along the medium voltage aerial network is essential for reducing the number of clients affected due to faults, and consequently reducing the FEC indicator. As a result, there is a need for efficient installation systems for protection and maneuvering equipment. In this context, the objective of this work is to apply a maximum feeder performance (DMA) methodology for the efficiency of the protection and maneuvering (DPM) systems of a medium voltage (MV) air network. The proposed methodology covers the development of an algorithm in Python programming language, considering the number of protected client parameters and fault detection in a feeder segment. The results obtained through the developed algorithm will be used to perform a comparison between the arrangement of devices proposed by the concessionaire and the proposal in this work, in order to present an efficient allocation system for the protection and maneuvering equipment obtained with higher speed. The obtained results will present a reduction of the FEC indicator. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35020 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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