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Tipo: TCC
Título: Por um outro pensar natureza: a relação entre educação ambiental e a cosmovisão africana em sala de aula
Autor(es): Rodrigues, Jayron Carneiro
Orientador: Verola, Christiano Franco
Palavras-chave: Relação homem/natureza;Complexidade;Reforma do pensamento;Educação ambiental;Cosmovisão africana;Human being/nature relation;Complexity;Thought rebuilding;Environmental education;African worldview
Data do documento: 2016
Citação: RODRIGUES, Jayron Carneiro. Por um outro pensar natureza: a relação entre educação ambiental e a cosmovisão africana em sala de aula. 2016. 82 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O presente trabalho parte de vivências pessoais para uma reflexão histórico-filosófica de como se deu a relação dicotômica homem/natureza e as suas consequências, principalmente na área ambiental. Dessa, forma a atual crise ambiental mostrou-se que a conjuntura do mundo e seus rearranjos são bastante complexos, necessitando-se, assim, uma nova forma de se pensar. A escola é um reflexo da sociedade em que está inserida, e ela reflete a forma linear do pensamento vigente além de reproduzir a hegemonia ocidental, europeia, branca, masculina e de uma determinada classe social, sobre as demais. Assim, a escola tem um papel importante para a mudança do paradigma. Nesse contexto, contrapondo o paradigma mecânico, traz-se a ideia de Edgar Morim e o paradigma complexo para a reforma do pensamento. Como estratégia de alcançar uma nova forma de pensar, é realizada uma atividade na escola EEM Adauto Bezerra, com alunos do 3° ano do ensino médio, que estabelece uma relação da educação ambiental com a cosmovisão africana, pois ela pode contribuir para a formação de uma consciência ecológica. Além de promover a desmistificação das religiosidades africanas, trazendo assim uma tentativa de resgate identitário brasileiro e fazendo uso da lei 10.639/03 nas aulas de biologia. A pesquisa foi realizada em dois momentos. Inicialmente foi feito um levantamento através de questionários e, em segundo, foi realizada uma atividade em sala. Assim, os alunos deveriam fazer levantamento e montar uma apresentação, fazendo associação da cosmovisão africana aos temas em biologia. Os resultados mostraram que parte dos alunos ainda reforça os estereótipos com as culturas de matrizes africana e afrodescendentes, já a atividade me sala mostrou-se positiva, pois os envolvidos puderam perceber como a questão ambiental está implícita nas culturas africanas. Por fim, a ideia da pesquisa é propor uma nova forma de se pensar, usando da sala de aula como meio transformador, e de se entender como parte pertencente à natureza, pois ela é uma só.
Abstract: This work makes part of personal living facing a historic-philosophic thought about dichotomous relation human being/nature and its consequences, mainly on environmental context. Thus, the current environmental crisis has showed that world situation and its rearrangements are quite complex, and this way requiring a new thinking resolution. The school is a reflection of the society in which it is inserted, and it reproduces a current linear thinking, in addition it propagates the occidental hegemony, that is also European, white, patriarchal, and classist. Thus, the school has a crucial function to change this paradigm. In this context, against to the mechanic paradigm, it brings the idea from Edgar Morin and the complex thought to rebuilding thinking. As strategy to reach a new thinking, this work does an activity at EEM Adauto Bezerra School, relating students with African worldview, once it can contribute to the creation of ecological awareness. Also promotes demystification of African religions, bringing a rescue of Brazilian identity, making use of the law 10.639/03 at Biology classes. The research was done in two phases. First of all, a survey collected the student’s opinions about the theme. After that, class activities were performed. The students should do the survey and make a presentation about it, creating links between African worldview and biology’s topics. The results showed up that part of the students still had strong stereotypes related to African Culture and Afro-descendants. The in-class activity provided a positive information, once they could see connection between environmental issues and African culture. Lastly, the research proposal is to stimulate a new thinking, using the classroom environment like a trough transformer, and noticing that we belong to the nature, because it is the only one.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35002
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