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dc.contributor.advisorSilva, Joelma Soares da-
dc.contributor.authorSilva, Miryam Ribeiro da-
dc.date.accessioned2018-08-17T14:36:32Z-
dc.date.available2018-08-17T14:36:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Miryam Ribeiro da. Atribuições e competências: uma análise comparativa entre os servidores de uma instituição pública e o profissional de secretariado executivo. 2016. 74 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34876-
dc.description.abstractExecutive secretaries are multi-professionals and their academic background enables them to work in public or private institutions. Their functions have been improved over time and their work has developed with the incorporation of more complex activities, which require greater responsibilities and distinct competences. However, the executive secretary often do not occupy the posts that have attributions inherent to the professional category. Actually, professionals from other areas occupy those posts. In view of such context, this research mainly aimed at identifying the attributions of the civil servants employed by the Public Ministry of the State of Ceará, which could be performed by executive secretaries. The methodology is qualitative and descriptive. A documentary research and a questionnaire were used do collect data. The questionnaire queries the attributions of civil servants in addition to which knowledge, skills and attitudes are required from them to do their assignments. The research resulted in a table comparing the attributions of secretaries and civil servants from the Public Ministry of the State of Ceará. The comparative table highlights the common assignments and competences, like activities related to organization, controlling and maintenance of administrative services; management of documents; writing memorandums and official letters; mastering technologies; ethics; responsibility; self-control; discretion; customer service; among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSecretariado - Competênciaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCompetência Profissionalpt_BR
dc.titleAtribuições e competências: uma análise comparativa entre os servidores de uma instituição pública e o profissional de secretariado executivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO secretário executivo atua hoje como multiprofissional e sua formação acadêmica possibilita trabalhar em instituições privadas ou públicas, suas funções foram sendo aperfeiçoadas com o tempo, e a atuação do secretário executivo vem se desenvolvendo com a incorporação de atividades mais complexas, que exigem maiores responsabilidades e competências distintas. Contudo, muitas vezes o secretário executivo não ocupa os cargos que possuem atribuições inerentes a sua categoria profissional, sendo estes cargos ocupados por profissionais de outras áreas. Tendo em vista essa situação, esta pesquisa objetivou, principalmente, identificar as atribuições dos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará que poderiam ser realizadas por secretários executivos. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa, e para coleta de dados, foram realizados levantamento documental e aplicação de questionário, contendo perguntas referentes às atribuições dos servidores e sobre quais conhecimentos, habilidades e atitudes são requeridas dos mesmos para desempenhar suas atividades. A pesquisa resultou em um quadro comparativo entre as atribuições dos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará e as atribuições dos secretários, destacando-se atribuições e competências comuns a ambos, como atividades referentes à organização, controle e manutenção dos serviços administrativos, controle de documentos, redação de memorandos e ofícios, domínio de tecnologias, ética, responsabilidade, autocontrole, discrição, atendimento ao público, entre outras.pt_BR
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