Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34871
Type: TCC
Title: A gestão da informação e do conhecimento na formação dos acadêmicos de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará
Authors: Vieira, Jôsy Ferreira
Advisor: Sousa, Elaine Freitas de
Keywords: Secretariado - Formação acadêmica;Gestão do conhecimento;Gestão da Informação
Issue Date: 2016
Citation: VIEIRA, Jôsy Ferreira. A gestão da informação e do conhecimento na formação dos acadêmicos de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2016. 60 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O profissional de Secretariado Executivo lida diretamente com o processo de transformação da informação em conhecimento, grande parte do conhecimento que ele carrega consigo é adquirido na academia. Este estudo tem como foco a gestão da informação e do conhecimento na formação dos acadêmicos de secretariado executivo da Universidade Federal do Ceará, que busca identificar como o profissional de Secretariado Executivo, a partir da sua formação acadêmica, percorre o processo de transformação da informação em conhecimento. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, realizada por meio de três procedimentos: levantamento bibliográfico, pesquisa documental e levantamento de campo. O levantamento bibliográfico foi realizado através de um apanhado de estudos e teorias em livros físicos e digitais e artigos publicados nas principais revistas científicas de Secretariado Executivo. Na pesquisa documental foram utilizados documentos disponíveis online e solicitados à coordenação do curso de Secretariado Executivo. O levantamento de campo foi realizado através de interrogação direta dos sujeitos com a utilização de um questionário semiestruturado. Observou-se que o Secretariado Executivo percorre o processo de transformação da informação em conhecimento desde a sua formação acadêmica, quando ele recebe todo o conhecimento que será utilizado na prática. No estágio supervisionado ao trabalhar com informação, acrescentam experiências pessoais e profissionais adquiridas anteriormente, transformando informações em conhecimento.
Abstract: The professional of Executive Secretary deals directly with the process of transformation of information into knowledge, since the majority of knowledge is acquired during the graduation. The focus of this study is the knowledge and information management during the formation of Executive Secretariat students of the Federal University of Ceará, which pursue the identification of how the Executive Secretary transforms information into knowledge, from his/her academic formation. This research is qualitative and was made through three types of surveys: bibliographical, documentary and field. First, for the bibliographical survey, I read many studies and theories in books and e-books and many papers published in most important scientific magazines of Executive Secretary. Then, I used online documents and specific documents from the coordination of Executive Secretary course for the documentary survey. Finally, the field survey was performed through direct questioning of the subjects with the use of a semi-structured questionnaire. As results, I observed that the Executive Secretary goes through the process of transformation of information into knowledge since his/her academic formation, when he/she gets all the knowledge needed in the work practice. During the supervised internship, when the student deals with information, personal and professional experiences previously acquired help the process of transformation of information into knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34871
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_jfvieira.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.